Durante a IFA 2018 em Berlim, HS Kim, CEO da Samsung, anunciou que a companhia irá investir bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial.

Kim mencionou que no ano passado, a empresa investiu US$ 14 bilhões no seu setor de pesquisa e desenvolvimento. A Samsung, agora, se compromete em investir mais de US$ 22 bilhões exclusivamente para o desenvolvimento de IA.

Vale mencionar que a Samsung possui o seu assistente virtual, o Bixby, que é baseado em inteligência artificial. O programa está presente nos smartphones da linha Galaxy. Kim diz ainda que 600 milhões de pessoas no mundo já utilizam assistentes virtuais ativados por voz ao menos uma vez por semana, sendo que tais produtos devem ser o futuro da indústria.

CEO da Samsung diz que fará investimento bilionário em pesquisas de IA.
CEO da Samsung diz que fará investimento bilionário em pesquisas de IA.

Em contrapartida, a IA ainda gera desconfiança por parte de muitas pessoas, incluindo cientistas renomados. O físico Stephen Hawking, que faleceu em março deste ano, era um exemplo claro disso. Ele disse temer que uma IA pudesse aprender a se auto-replicar, podendo substituir o ser humano.

Kim acredita que a IA pode ser uma forma de empoderar as pessoas, para que elas possam se sentir no controle, já que estão contribuindo na criação.

Por fim, durante o evento o CEO da Samsung disse que a companhia irá abrir novos centros de pesquisa para IA não somente na Coreia do Sul, mas também nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Reino Unido. A empresa pretende ter vários experts no assunto até 2020.

Fonte: The Sun