Pedido de registro de patente junto ao Gabinete de Propriedade Intelectual da União Européia (EUIPO) mostra smartphone da Huawei com câmera traseira com sistema de zoom tradicional.

Enquanto vários fabricantes estão incluindo o sistema de zoom periscópico que a Huawei usou lá atrás no Huawei P30 Pro, parece que a gigante chinesa está dando um passo a frente, ou seria para trás, com um novo sistema antigo de zoom.

Embora os detalhes exatos da patente não tenham sido explicados inicialmente, basta observar as imagens para perceber que o que a Huawei está patenteando está presente um diversas câmeras point & shoot do mercado.

Podemos estar diante de um sistema de zoom que usa um acessório externo ou embutido para ampliar as imagens e quem sabe até controlar manualmente o zoom com uma das mãos.

Nas imagens de patente, são mostrados os dois lados do dispositivo. A frente, quase basicamente só se vê tela, livre de bordas e, na parte de trás, temos um sistema de câmera completamente diferente para smartphones.

Patente da huawei mostra smartphone com sistema de zoom diferente dos atuais
Patente da huawei mostra smartphone com sistema de zoom diferente dos atuais

A primeira imagem mostra um design que traz um ressalto, bastante utilizado atualmente por praticamente todas as fabricantes, porém na parte direita deste ressalto, está o que parece ser uma enorme lente.

Patente da huawei mostra smartphone com sistema de zoom diferente dos atuais
Patente da huawei mostra smartphone com sistema de zoom diferente dos atuais

Já a segunda imagem mostra algo diferente. A lente parece estar estendida, como a de uma câmera DSLR ou daquelas câmeras chamadas de Super Zoom, que se estende ao aplicar zoom.

Sabemos que a Huawei já é capaz de capturar imagens com zoom de até 50X desde o Huawei P30 Pro. Contudo imagens capturadas a essa distância não são necessariamente boas. Com essa patente, tudo indica que a Huawei quer resolver esse problema.

Portanto, este dispositivo pode ser um avanço tão grande quanto a introdução da OPPO do zoom óptico de 10x no ano passado.

Está claro que a Huawei está pretendendo trazer ao mercado câmeras zoom para smartphones que não utilizem a câmera periscópica, ou talvez siga utilizando a tecnologia com um adiconal.

Os dispositivos lançados pela Huawei nos últimos dois anos, mesmo depois de perder os aplicativos do Google e outros serviços Android, foram excelentes e venderam muito.

O ponto positivo de todos esses dispositivos sempre foram suas câmeras, que tiveram um desempenho consistente melhor do que a concorrência em quase todas as frentes.

Portanto, é complicado imaginar como a a Huawei poderia melhorar isso. Mas as melhorias nos recursos de zoom estão entre as áreas mais óbvias em que as coisas podem melhorar. E há duas maneiras possíveis de a Huawei implementar algo parecido com o que é mostrado em sua patente.

O primeiro é através de um acessório. Mas já vimos acessórios chegarem ao mercado e serem praticamente abandonados pelos usuários.

Esboços apontam para mecanismo interno que se projeta para fora do smartphone
Esboços apontam para mecanismo interno que se projeta para fora do smartphone

A outra seria incluir um mecanismo dentro do próprio smartphone que se projeta para fora ao aplicar o zoom e essa pode ser a mais real segundo as imagens da patente.

Como observado acima, os detalhes aqui são um pouco claros. Portanto, as notícias de que a Huawei pode lançar um smartphone com uma lente de câmera com zoom tradicional não devem ser consideradas uma verdade absoluta.

Principalmente se levarmos em consideração que registrar patentes, não quer dizer fabricar smartphones. Mas confesso ter ficado curioso para ver como tal dispositivo funcionaria. Afinal nunca tinha visto um dispositivo com esse tipo de zoom em um dispositivo tão fino assim.