Apesar de todos os problemas envolvendo as proibições impostas pelos Estados Unidos, a Huawei conseguiu registrar ótimas vendas em 2019. De acordo com o relatório anual da marca chinesa, que detalha seu desempenho comercial, 240 milhões de smartphones foram comercializados ao longo do ano.

Além disso, o documento também menciona que a Huawei conseguiu aumentar as venda da série P e Mate. Somando as duas linhas, a empresa foi capaz de vender incríveis 44 milhões de unidades entre janeiro e dezembro de 2019.

Analisando bem, isso representa um aumento de 53% com relação ao mesmo período de 2018, quando a marca chinesa vendeu apenas 28,7 milhões. Segundo informações da própria companhia, foi a linha P30 que conseguiu entregar o maior desempenho, dado que vendeu sozinha 20 milhões de smartphones em apenas oito meses.

Huawei P30 Pro

Infelizmente, a Huawei não revelou detalhes sobre as vendas da linha Mate 30, mas isso pode ter um motivo: números abaixo do esperado. Devido aos problemas com os Estados Unidos, todos os modelos foram lançados sem nenhum serviço do Google, algo que pode ter afetado o desempenho em diversos mercados importantes.

De qualquer forma, mesmo em meio ao surto de coronavírus que vem afetando diversos setores da indústria, incluindo os smartphones, a empresa continua otimista com relação à 2020. No relatório anual, um executivo da Huawei disse:

A situação externa só ficará mais complicado daqui para frente. Precisamos continuar aprimorando a competitividade de nossos produtos e serviços, promovendo a inovação aberta e criando maior valor para nossos clientes e a sociedade em geral. Essa é a única maneira de aproveitar as oportunidades históricas apresentadas pela transformação digital e inteligente das indústrias, mantendo um crescimento robusto a longo prazo.

No momento, o P40, P40 Pro e P40 Pro Plus são os smartphones mais recentes da Huawei, tendo sido lançados na semana passada. Levando em consideração as melhorias que foram implementadas, principalmente nas câmeras, eles podem ajudar bastante no crescimento global da empresa ao longo de 2020.