Apple perde para Huawei o posto de segunda maior fabricante de smartphones

Mesmo com as sanções dos Estados Unidos, a Huawei conseguiu ultrapassar a Apple em vendas globais de smartphones, somando uma diferença considerável com relação a concorrente.

Por Huawei
Apple perde para Huawei o posto de segunda maior fabricante de smartphones

A Strategy Analytics, empresa especializada em análise de mercado, publicou um novo relatório sobre as vendas globais de smartphones em 2019. Os dados coletados revelaram que a Huawei conseguiu ultrapassar a Apple e tornou-se a segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

O relatório aponta que a gigante chinesa foi capaz de vender cerca de 240 milhões de unidades, enquanto que a concorrente americana não chegou à marca de 200 milhões, registrando "apenas" 197,4 milhões. Sem nenhuma surpresa, a Samsung continua no topo do ranking, com 295,1 milhões de unidades vendidas no ano passado.

Relatório da Strategy Analytics

Outras fabricantes chinesas também foram mencionadas na lista, sendo elas Xiaomi e Oppo, que somaram 124,8 e 115,1 milhões de smartphones vendidos em 2019, respectivamente. Isso deixa bem claro que a estratégia dessas marcas vem dando certo, optando por comercializar modelos com hardware de ponta, recursos interessantes e preço que, na maioria das vezes, cabe no bolso dos consumidores.

Se pararmos para pensar, o fato da Huawei ter deixado a Apple para trás é algo notável, afinal, ela vem enfretando dificuldades devido as sanções impostas pelos Estados Unidos, que acusou a companhia de espionagem e proibiu que ela comprasse produtos e serviços de empresas americanas.

Essa decisão afetou a linha Mate 30, por exemplo, que foi lançada sem nenhum serviço do Google, algo que tem atrapalhado a expansão em mercados importantes como a Europa. Por outro lado, no país de origem da Huawei, às vendas subiram significativamente. Relatórios da Counterpoint Research revelaram que a China representou 60% das vendas globais da empresa.

Recomendação do editor:

Compartilhe com seus amigos: