Mesmo com toda a situação tensa entre China e Estados Unidos, a Huawei anunciou recentemente seu rendimento do primeiro semestre de 2019 - e ele foi positivo. Houve um aumento de 30% na sua receita em comparação ao mesmo período de 2018.

O fundador e CEO da Huawei, Ren Zhengfei, alertou em junho deste ano que as restrições impostas pelos Estados Unidos tirariam cerca de 30 bilhões de dólares do faturamento da empresa nos próximos dois anos. A expectativa, então, era de que a receita da Huawei caísse para 100 bilhões de dólares em 2019.

Mas não é o que vemos até agora, já que seus rendimentos são positivos até o momento. Quando comparado o primeiro trimestre de 2018 e 2019, podemos ver um aumento de 39% da receita da empresa. Já no que diz respeito ao semestre, o número cai para 30%.

Huawei registra crescimento de receita de 30% entre janeiro e junho.
Huawei registra crescimento de receita de 30% entre janeiro e junho.

Esses resultados positivos se dão por conta do 5G: a Huawei anunciou semana passada que assinou 50 contratos comerciais 5G, sendo que 28 desses são com operadoras móveis europeias. O presidente do conselho rotativo, Ken Hu, informou em abril que o plano da Huawei era de adiantar o lançamento dessas redes exatamente para impulsionar o crescimento da empresa.

A questão que paira no ar agora é: quando será que a Huawei vai sentir o abalo das restrições estadunidenses? Ou sequer chegará a sentir, já que EUA e China estão cada vez mais perto de uma resolução?