De acordo com um relatório de segurança divulgado pelo Reino Unido, a Huawei está oferecendo "defeitos sérios e sistemáticos" em sua competência em engenharia de software e segurança cibernética.

O Centro de Avaliação de Segurança Cibernética da Huawei (HCSEC) foi criado em 2010 como um meio de garantir às agências de segurança nacional no Reino Unido que equipamentos da empresa podem ser realmente confiáveis para uso na infraestrutura de telecomunicações no Reino Unido.

Através do Conselho de Supervisão da HCSEC, criado em 2012, o governo do Reino Unido é sempre informado sobre as estratégias e também roteiro de produtos da Huawei, em como permitir que o governo avalie a segurança do hardware da Huawei.

Software da Huawei Telecom pode ser banido do Reino Unido.
Software da Huawei Telecom pode ser banido do Reino Unido.

Ciaran Martin, CEO do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido é quem preside o Conselho de Supervisão HCSEC. Ele também é membro executivo do Conselho do GCHQ, responsável pela segurança cibernética.

Em 2018, após tentar minimizar as preocupações de segurança de vários governos, a Huawei afirmou que iria investir US$ 2 bilhões para conseguir solucionar as preocupações que o HCSEC Oversight Board tinha sobre o hardware de telecomunicações da Huawei. Porém, o mais recente relatório diz que o governo do Reino Unido não tem confiança na capacidade da Huawei de cumprir o seu compromisso de atender a tais essas preocupações de segurança. O Huawei relatório diz ainda que, desde o ano passado, a Huawei não faz, praticamente, nenhum progresso nas correções dos quesitos mencionados.

O Conselho de Supervisão HCSEC disse que "só pode fornecer garantia limitada de que todos os riscos à segurança nacional do Reino Unido devido ao envolvimento da Huawei nas redes críticas do Reino Unido podem ser suficientemente mitigados a longo prazo". 

Levando em conta tudo isso, fica difícil a possibilidade de países menores em manter a Huawei com o mesmo padrão para garantir que redes não sejam comprometidas pelas operações de espionagem da China.

Fonte: tomshardware