Nesta semana, a Huawei realizou um evento que culminou no lançamento do relógio Watch GT4, como também do fone de ouvido Freebuds SE 2. Na categoria de fones acessíveis, podemos destacar que ele tem um design moderno, excelente qualidade de áudio, sendo uma boa opção custo-benefício. Neste artigo, veja as especificações do modelo, além de darmos uma passada rápido na ficha técnica de um concorrente, o JBL Wave Buds.

Design e Conforto

Os Freebuds SE 2 e Wave Buds compartilham um design semelhante de conexão interna para encaixe confortável e seguro. A Huawei leva a vantagem com sua forma ergonômica que acomoda perfeitamente o canal auditivo. Com apenas 4,1g por fone, os Freebuds SE 2 são mais leves. Sua case oval também oferece um visual mais discreto.

Design dos fones
Design dos fones

Os Wave Buds da JBL são um pouco maiores e suas tampas arredondadas sobressaem mais. Embora confortáveis para a maioria, seus 11,2g totais podem parecer pesados quando comparados a construção leve do modelo da Huawei de apenas 8,2g.

Qualidade de áudio

Quando se trata de reprodução sonora, ambos os fones são bastantes competentes. O driver dinâmico de 6mm da JBL bombeia graves poderosos que realmente dão um baque e uma excelente experiência ao usuário. Os médios e agudos também são claros e complementam essa experiência. O som do Wave Buds é animado e divertido, adequado para pop, hip-hop e música eletrônica.

Quanto ao modelo da Huawei, podemos dizer que o Freebuds SE 2 iguala pelo tamanho do driver, mas optou por uma armadura balanceada em vez de driver dinâmico. Isso proporciona um som mais equilibrado em toda a faixa de frequências. Vocais e outros instrumentos mantêm pureza e separação, mesmo em alto volume. Embora os graves não sejam tão impressionantes, sua precisão também oferece uma boa qualidade sonora.

Conectividade e controles

Conectividade e controle do Freebuds SE 2
Conectividade e controle do Freebuds SE 2

Ambos os modelos se conectam aos dispositivos utilizando a tecnologia Bluetooth 5.2. A Huawei garante 15 metros de alcance livre de interferência, ligeiramente melhor que os 10 metros garantidos no modelo da JBL. Na prática, os dois devem dar conta do recado nesse quesito.

Em controles, a JBL colocou um botão físico em cada Wave Bud. Isso funciona bem, mas a abordagem da Huawei pretende ser mais minimalista. A empresa adotou painéis sensíveis ao toque nos hastes dos Freebuds SE 2 que permitem tocar, dar duplo toque ou apertar e segurar para play/pausa, trocar faixas e atender chamadas, respectivamente.

Duração da bateria

Ambas as empresas alegam um desempenho de bateria impressionante, mas o desempenho real é muito diferente. Os Freebuds SE 2 tem 40 horas de duração da bateria, e a vantagem é que uma carga de apenas dez minutos garante três horas de reprodução. A JBL diz 6 horas por carga, com 18 horas de tempo extra usando a bateria da case.

Informações de bateria do Freebuds SE 2
Informações de bateria do Freebuds SE 2

Em testes realizados por quem já testou os produtos, os Freebuds SE 2 ficam com uma autonomia próxima de sete horas, enquanto os Wave Buds se aproximaram de seis horas até que precisasse recarregar o tanque. No geral, a autonomia da Huawei é melhor e mais precisa.

Recursos Inteligentes

No quesito de recursos inteligentes é onde a Huawei leva a melhor em relação ao modelo da JBL. Os Freebuds SE 2 trazem cancelamento ativo de ruído (ANC) para filtrar barulhos externos, enquanto o modelo da JBL não tem esse recurso. Para quem não sabe, o ANC é uma tecnologia que permite isolar o áudio externo, prometendo uma melhor imserão ao ouvir suas músicas, filmes e outros conteúdos.

Fator custo-benefício

Considerando que os Freebuds SE 2 igualam a fidelidade de áudio da JBL adicionando ANC, mais autonomia de bateria e controles inteligentes, fica claro qual modelo oferece mais recursos e valor pelo preço. A Huawei acertou em cheio com um modelo sem fio de excelente custo-benefício.

Afinal, qual o melhor?

No geral, os fones Huawei Freebuds SE 2 surgem no mercado como uma melhor opção se comparado ao seu concorrente. Desde o design ergonômico, som equilibrado e até o excelente desempenho de bateria com a função de cancelamento de ruído como um recurso extra. Além disso, seu preço hoje é de apenas R$ 200.

Embora os Wave Buds da JBL ofereçam desempenho razoável em relação ao preço, a Huawei leva vantagem nos principais tópicos desse comaprativo. Os Freebuds SE 2 entregam um pacote completo que deve sastifazer até os ouvintes mais exigentes.

Se quiser aproveitar a oferta de lançamento, confira a promoção do KaBUM!, onde Huawei Freebuds SE 2 sai poir apenas R$ 199. Basta clicar neste link.