O headset Bluetooth Solare da Blue Tiger é o primeiro headphone com microfone acoplado movido a energia solar do mundo. De acordo com o site TechSpot, o fone de ouvido foi anunciado em janeiro de 2022. De acordo com o site TechSpot, o fone de ouvido foi anunciado em janeiro de 2022 e utiliza um faixa no arco (headband) para absorver a energia solar e recarregar a bateria, mesmo sob iluminação interna.

A Blue Tiger é uma fabricante de fones de ouvido e acessórios Bluetooth norte-americana com foco na produção de produtos voltados para profissionais. No caso do Solare, o mais novo headset sem fio Bluetooth da marca, que é movido a energia solar, o projeto foi principalmente para caminhoneiros, motoristas profissionais e telemarketing.

O Solare da Blue Tiger iniciou sua pré-venda no dia 16 de maio de 2022, mas somente agora ele está disponível para compra. Confira abaixo o tweet do perfil oficial da empresa.

Headset Bluetooth Blue Tiger Solare: 1º do mundo a recarregar com a energia do sol

O Blue Tiger Solare é um headset Bluetooth mono (produz som somente de um lado) criado para funcionar o tempo todo, pois seu arco (headband) possui uma célula solar que recarrega continuamente a bateria do fone de ouvido. Mesmo em ambientes internos, o headphone é capaz de recarregar sua bateria através da célula fotovoltaica.

Headset sem fio Bluetooth Blue Tiger Solares. Fonte: Blue Tiger
Headset sem fio Bluetooth Blue Tiger Solares. Fonte: Blue Tiger

Segundo a desenvolvedora, o Solare é capaz de isolar 97% do ruído externo. Entretanto, não é mencionado a utilização de um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC), ou seja, é bem provável que a atenuação do barulho ocorra de forma passiva, utilizando somente a ear cup (concha) e a ear pad ("almofada") do fone de ouvido. Entretanto, isso pode causar um desbalanço ainda maior na capacidade auditiva do usuário, pois somente um dos ouvidos estará coberto e "isolado", enquanto o outro irá receber todo o ruído do ambiente onde a pessoa está.

O Solare possui certificação IPX4, que atesta sua resistência contra suor e respingos de água. Além disso, ele é capaz de transmitir áudio até 30 metros de distância (sem barreiras) do dispositivo transmissor.

Lançamento e disponibilidade

O headset Bluetooth Blue Tiger Solare já está disponível por US$ 219,99 no site oficial da empresa nos EUA. Entretanto não se sabe se este fone de ouvido será comercializado no Brasil, pois não há a comercialização de nenhum modelo já lançado pela marca no país.