O Sony WH-1000XM5 finalmente foi anunciado oficialmente pela Sony nesta última quinta-feira (12). Após vazamentos de renderizações do headphone Bluetooth com ANC no final de abril, a tão esperada revelação da quinta geração do famoso fone de ouvido sem fio da japonesa aconteceu.

A série de headphones WH-1000XM tornou-se extremamente popular devido ao sistema de cancelamento de ruído ativo desenvolvido pela Sony. Era e ainda é unanimidade entre os especialistas que as gerações deste fone de ouvido da Sony entregam um dos melhores resultados da categoria de over-ears Bluetooth com ANC do mercado.

Headphone Bluetooth com ANC Sony WH-1000XM5. Fonte: Sony
Headphone Bluetooth com ANC Sony WH-1000XM5. Fonte: Sony

O que há de diferente comparado a geração anterior?

A primeira coisa que é possível notar é o design que alterou consideravelmente comparado às gerações anteriores. O 1000XM5 possui um arco mais fino que lembra um pouco o Bose 700. Além disso, as ear pads ("almofadas") estão mais macias e praticamente não oferecem resistência à pressão, deixando as ear cups (conchas) bem próximas do rosto ao "vestir" o fone de ouvido.

Ear pads (almofadas) do headphone Bluetooth com ANC Sony WH-1000XM5. Fonte: Sony
Ear pads ("almofadas") do headphone Bluetooth com ANC Sony WH-1000XM5. Fonte: Sony

Outro aspecto que mudou foi a distribuição de peso do headphone, que segundo o youtuber Marques Brownlee, é um dos fones de ouvido over-ear Bluetooth mais confortáveis que ele já usou. Entretanto, houve uma alteração que não agradou alguns: a headband (arco). O arco do 1000XM5 não é dobrável como as gerações anteriores e consequentemente, ele ocupa mais espaço ao ser guardado em sua case, perdendo assim um pouco da portabilidade.

Headband (arco) do Sony WH-1000XM5 não é dobrável. Fonte: Marques Brownlee (YouTube)
Headband (arco) do Sony WH-1000XM5 não é dobrável. Fonte: Marques Brownlee (YouTube)

Internamente houve uma mudança também. Nas gerações anteriores, a Sony sempre usou drivers dinâmicos de 40mm, mas agora a empresa decidiu optar por um de 30mm no 1000XM5. De acordo com a companhia, houve uma melhoria na qualidade de som e agora o áudio é reproduzido de forma "mais natural", e possui mais "clareza no som e graves com maior qualidade". Se você pesquisar por analisar do 1000XM4, geração anterior, verá que há críticas quanto aos graves, dizendo que são "lamacentos", sem definição.

Qualidade de chamadas aprimorada

De acordo com a Sony, o 1000XM5 traz melhorias quanto a qualidade de voz nas chamadas de áudio. Isso é possível graças a utilização de quatro microfones trabalhando em conjunto com algoritmos de IA para a redução de ruído.

Imagem ilustrativa dos processadores responsáveis pelo ANC, qualidade das chamadas e mais. Fonte: Sony
Imagem ilustrativa dos processadores responsáveis pelo ANC, qualidade das chamadas e mais. Fonte: Sony

Conectividade e bateria

Em termos de conectividade, o 1000XM5 conta com Bluetooth 5.2 e os codecs de áudio Bluetooth SBC, AAC e LDAC. Já no quesito bateria, temos uma duração de 30h de reprodução contínua com o ANC ligado e 40h com o cancelamento de ruído ativo desativado. O carregamento completo da bateria demora aproximadamente 3 horas e 30 minutos.

Lançamento e disponibilidade

O headphone Bluetooth com ANC Sony WH-1000XM5 será lançado no dia 20 de maio de 2022 nas cores preta e prata por US$ 399,99 nos EUA.