Hoje a Beyerdynamic anunciou sua linha PRO X, que conta tanto com headphones quanto microfones desenvolvidos para o uso profissional. Embora os fones de ouvido da desenvolvedora alemã de equipamentos de áudio tenham sido desenvolvidos pensando no público profissional, os over-ears DT 770 Pro e DT 990 Pro fizeram e ainda fazem sucesso entre entusiastas (audiófilos) e jogadores. Os novos circunaurais anunciados pela empresa vem justamente para substituir estes modelos.

Fundada em 1924 por Eugen Beyer com o nome de "Elektrotechnische Fabrik Eugen Beyer", a Beyerdynamic é uma empresa alemã focada em equipamentos de áudio, tendo desenvolvido caixas de som para cinemas, além de microfones e fones de ouvido. Hoje a empresa anunciou os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X, que chegam para substituir o DT 770 Pro e o DT 990 Pro, respectivamente.

Beyerdynamic DT 900 Pro X

Headphone Beyerdynamic DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic
Headphone Beyerdynamic DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic

A grande novidade apresentada com o headphone Beyerdynamic DT 900 Pro X, que possui um design aberto (open-back) é o novo driver desenvolvido e produzido pela empresa, o STELLAR.45. O drive, de acordo com a Beyerdynamic:

"Oferece aquele comprovado ‘som Beyerdynamic’ em níveis nunca antes atingidos de desempenho de classe de fones de ouvido de estúdio."

O novo driver utiliza um recém-desenvolvido diafragma de três camadas, sendo uma delas um sistema de amortecimento integrado. Segundo a Beyerdynamic, graças a tecnologia desenvolvida, foi criado um driver de alta eficiência capaz de obter um excelente desempenho em uma ampla gama de dispositivos de reprodução.

Novo driver STELLAR.45 desenvolvido para os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic
Novo driver STELLAR.45 desenvolvido para os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic

Caso você não saiba o que é um fone de ouvido over-ear com design aberto (open-back), confira a descrição das principais características que geralmente este tipo de headphone possui abaixo:

O que é um fone de ouvido aberto (open-back): as cups (conchas) de sua estrutura possuem grades. Geralmente os headphones open-back possuem um palco sonoro maior, um arejamento maior e um som mais equilibrado. Além disso, eles costumam dar uma sensação térmica mais agradável (menos quente) do que os closed-back.

Um ponto interessante a se notar é o fato de que no DT 900 Pro X temos um sistema de cabo removível que utiliza uma conexão mini-XLR. Anteriormente, no DT 990 Pro tínhamos um cabo fixo, dificultando a restauração do funcionamento do fone quando ocorria um mau contato devido às torções dos fios ao longo do uso. É válido salientar que o mini-XLR não é um conector difícil de encontrar no mercado, facilitando assim a troca do cabo quando o usuário desejar.

Sistema de cabo removível que utiliza uma conexão mini-XLR. Fonte: Beyerdynamic
Sistema de cabo removível que utiliza uma conexão mini-XLR. Fonte: Beyerdynamic

Houve também o redesign das ear pads e das almofadas da headband (arco), onde provavelmente resultará em um nível superior de conforto. É importante destacar que o fio só sai por um dos lados das ear cups, ou seja, o cabo passa por dentro do arco para ligar os dois alto-falantes do headphone. Isso facilita para o manuseio de profissionais, pois por vezes o cabo pode atrapalhar durante a movimentação no local de trabalho.

Novas ear pads (almofadas) desenvolvidas para os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic
Novas ear pads ("almofadas") desenvolvidas para os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X. Fonte: Beyerdynamic

Beyerdynamic DT 700 Pro X

O Beyerdynamic DT 700 Pro X é um headphone fechado (closed-back), onde o usuário terá um isolamento do ruído externo superior comparado ao DT 900 Pro X, além de "vazar" menos som (pessoas não irão ouvir o áudio que está sendo reproduzido). Embora ainda não se saiba qual sonoridade este modelo irá entregar, fones closed-back geralmente possuem algumas características em comum. Confira quais são abaixo:

O que é um fone fechado (closed-back): as cups (conchas) de sua estrutura são seladas por algum material como, por exemplo, metal, plástico ou madeira. Um headphone closed-back geralmente possui um melhor isolamento do ruído externo, graves mais desenvolvidos, um som mais "colorido" e um palco sonoro mais "apertado" comparado aos open-backs.

Headphone Beyerdynamic DT 700 Pro X. Fonte: Beyerdynamic
Headphone Beyerdynamic DT 700 Pro X. Fonte: Beyerdynamic

Assim como o DT 900 Pro X, o DT 700 Pro X conta com o novo driver STELLAR.45. Além disso, ele também recebeu os mesmos benefícios, contando também com um sistema de cabo removível que utiliza uma conexão mini-XLR. Há também a presença dos novos modelos de ear pads ("almofadas") e headband (arco), trazendo um conforto provavelmente superior ao DT 770 Pro.

Lançamento e disponibilidade

Os headphones Beyerdynamic DT 700 Pro X e DT 900 Pro X já estão à venda no site oficial Europeu e norte-americano da empresa por € 249,00 e US$ 299,00 respectivamente. Tanto o DT 700 Pro X quanto o DT 900 Pro X custam o mesmo valor, variando somente de país para país.