Fundada em 1953 no bairro Brooklyn, na cidade de Nova York, a Grado foi fundada pelo relojoeiro Joseph Grado e é uma empresa focada no desenvolvimento de equipamentos de áudio, iniciando com a produção de cápsulas fonocaptoras (phono cartridge) até chegar aos fones de ouvido. Hoje a empresa norte-americana oficialmente anunciou a quarta geração de fones de ouvido da série Prestige, a "X", que é composta pelos mesmos 5 modelos de "sempre" (SR60, SR80, SR125, SR225 e SR325).

O que mudou?

De acordo com a Grado, os drivers dinâmicos dos fones de ouvido da série Prestige foram aprimorados, porém não foi somente isso que mudou. Felizmente a empresa decidiu melhorar um pouco o clássico design de seus fones de ouvido para oferecer um pouco mais de conforto aos seus clientes. A primeira coisa que nota é a mudança do cabo que, apesar de continuar fixo, agora possui um revestimento em nylon e é mais flexível segundo a companhia.

Fone de Ouvido Grado SR80X. Fonte: Grado
Fone de Ouvido Grado SR80X. Fonte: Grado

Outra mudança que houve foi o acolchoamento da headband (arco), presente na versão wireless GW100, deixando a utilização dos fones de ouvido da série Prestige mais confortáveis para se usar. Além disso, suas ear pads ganharam uma leve mudança e agora são as mesmas utilizadas pelo Grado Hemp, uma edição limitada que tem as ear cups feitas com maconha (isso mesmo!).

No modelo SR225X, a Grado afirma que utilizou um cabo de cobre com 99,9999% de pureza para aprimorar o sinal de áudio transmitido. Porém, há ainda características em comum entre os fones de ouvido como, por exemplo, o fato de que todos tem cabo com terminação P2 (3,5mm) e vem com um adaptador para P10 (6,35mm) e a utilização de chama maleável de aço inoxidável temperado internamente na headband (arco).

Fone de Ouvido Grado SR225X. Fonte: Grado
Fone de Ouvido Grado SR225X. Fonte: Grado

Headband feita em couro para o topo de linha da série Prestige

Um diferencial no modelo SE325X é sua headband feita em couro de pele de bezerro. Infelizmente todos os modelos ainda continuam com o mesmo formato de ajuste de sempre, algo extremamente rústico atualmente.

Fone de Ouvido Grado SR325X. Fonte: Grado
Fone de Ouvido Grado SR325X. Fonte: Grado

Lançamento e disponibilidade

Toda a nova geração de fones de ouvido da Grado, a série X, já está disponível na loja oficial da empresa, a 4ourears.