Fundada em 1979 em Paris, França, a Focal começou sua história desenvolvendo caixas de som e por muito tempo foi assim. Porém, pouco mais de 3 décadas depois, mais especificamente em 2012, a empresa começou a se aventurar no mundo dos fones e lançou o Spirit One. Entretanto, o primeiro fone desenvolvido pela companhia não fez tanto sucesso, até que quatro anos depois, em 2016, ela lançou o fone que faria ela realmente entrar no mercado de headphones, o Focal Utopia.

Embora o Focal Utopia (headphone aberto ou open-back) tenha sido, e ainda é, um dos melhores fones já produzidos pela francesa, seu preço elevado era proibitivo para a grande maioria dos consumidores. Agora, neste ano a Focal lançou o substituto do até então headphone mais barato da empresa, o Elegia, pelo Celestee, ambos com design closed-back, mas ainda faltava um sucessor para a versão aberta da fabricante francesa, o Focal Clear, e não durou muito tempo esta espera. Pouco tempo depois do anúncio do Celestee, o Focal Clear Mg Professional foi lançado.

Porque "Mg"?

Muitos ficaram curiosos sobre o motivo da sigla do novo headphone ser "Mg". A resposta para isso se resume ao material utilizado em seus drivers de 40mm, que são feitos de magnésio ao invés da liga alumínio/magnésio, presente no driver do antecessor.

Headphone Focal Clear Mg Professional. Fonte: Focal
Headphone Focal Clear Mg Professional. Fonte: Focal

Estrutura segue a mesma linha de todos os fones da Focal

Assim como o Utopia, Stellia, Elear, Elegia, Celestee e Radiance, o Celar Mg Professional possui ear pads com 20mm de espessura com tecido perfurado, um corpo feito de alumínio, microfibra e fita de couro. Além disso, em termos de acessórios, há um cabo com conector P10 (6,35mm) e um cabo com conector P2 (3,5mm) para conectar em dispositivos mobile.

Lançamento e disponibilidade

O headphone Focal Clear Mg Professional estará disponível no exterior ainda neste mês de fevereiro pelo preço de US$1490. Para obter mais informações, acesse a página dedicada ao fone de ouvido no site oficial da Focal aqui.