Foi anunciado recentemente a parceria entre a empresa de impressão 3D Formlabs e a desenvolvedora de equipamentos de áudio Sennheiser. O objetivo desta união é fazer ear tips customizadas para os fones de ouvido Ambeo. Para obter o molde bastará a pessoa tirar uma foto de sua orelha com um app mobile que processa a imagem e gera um molde ideal. Logo em seguida, o aplicativo irá mandar a informação para uma impressora Formlabs’ Form3 para a criação da ear tip personalizada.

Confira abaixo o tweet do perfil oficial da Formlabs anunciando a parceria:

Segundo a declaração da Sennheiser e da Formlabs, através do novo processo de molde via aplicativo mobile, o processo como um todo durará um dia. Ou seja, após enviar a imagem de seu ouvido, a pessoa tem a chance de obter as ear tips no mesmo dia em que foram encomendadas.

Sobre o processo de molde digital

Utilizar a foto de um smartphone para criar fones de ouvido personalizados (customizados ou custom) não é algo novo, porém tem sido domínio de empresas especializadas. Já existe uma empresa que faz um processo semelhante ao proposto pela Sennheiser, a Snugs, porém com ear tips de outras companhias. A Sony também já criou formas para que os usuários de seus fones de ouvido calibrassem o perfil de áudio utilizando a foto de um smartphone (processo para ouvir músicas no formato 360 Reality Audio, desenvolvido pela Sony).

Processo que terá de ser feito através do app mobile para gerar o molde e fabricar a ear tipo personalizada. Fonte: Formlabs
Processo que terá de ser feito através do app mobile para gerar o molde e fabricar a ear tipo personalizada. Fonte: Formlabs

Lançamento e disponibilidade

No momento, infelizmente a Sennheiser e a Formlabs ainda não puderam revelar quando o serviço começará a ser disponibilizado para o público geral ou mesmo para testes. Também não foi dada nenhuma estimativa de valores para adquirir este tipo de produto. Entretanto, a proposta não deixa de ser interessante.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!