Nesta semana, mais precisamente no dia 6, a Sony irá realizar um evento focado em áudio e não há dúvidas, um dos anúncios será o headphone Bluetooth com ANC (active noise cancelling ou cancelamento de ruído ativo) WH-1000XM4. A certeza do anuncio veio após um vídeo promocional do fone de ouvido vazado, onde são mostradas diversas funções da nova geração de fones wireless com cancelamento de ruído ativo da Sony.

Ao ver o vídeo, observa-se que não houve melhorias significativas e sim a adição de alguns recursos para tornar a experiência de uso melhor do que já é. A primeira adição interessante foi o sensor para detectar quando os headphones são tirados ou colocados para a música pausar ou ser reproduzida de forma automática. A segunda foi a detecção e ajuste automático do cancelamento de ruído ativo de acordo com o ambiente em que se está.

Outra função interessante que foi adicionada na quarta geração da linha WH-1000XM foi a detecção de conversa, onde o sistema do fone de ouvido pausa automaticamente a música ao identificar que uma conversa foi iniciada e depois volta a reproduzir a faixa. Anteriormente, nas gerações passadas, era necessário colocar a palma da mão nas cups (conchas) para que a música fosse pausada.

O restante das funções, encontradas na geração passada (WH-1000XM3), continuam as mesmas, como, por exemplo, a excelente qualidade do cancelamento de ruído ativo, os codecs de áudio Bluetooth mais avançados do mercado (LDAC e aptX HD), assistentes de voz Alexa e Google Assistente, comandos através do toque nas cups (conchas), entre outros. Ainda não se sabe se o Bluetooth foi atualizado para a versão 5.0 (anteriormente era utilizada a versão 4.2).

Apesar das configurações do Sony WH-1000XM4 possuírem muitas semelhanças com a geração passada, pode haver uma leve diferença na duração de bateria com o cancelamento de ruído ligado e desligado. No vídeo promocional é dito que o fone de ouvido Bluetooth possui uma duração de bateria de 30h (provavelmente com o ANC ligado).

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!