Embora exista diversos serviços de streaming de música disponíveis atualmente no mercado, ainda há aqueles que preferem reproduzir arquivos de música com maior qualidade e sem depender da internet. Entretanto, eu creio que muitos tem a dúvida sobre onde conseguir, legalmente, álbuns que não sejam a partir de uma mídia física, ou seja, pela internet. Pensando nisso, irei listar aqui 5 sites para baixar músicas de alta qualidade, grátis e de forma legal, dentro da lei.

Onde baixar (fazer download) de músicas de alta qualidade de forma legal

Existem diversos sites, atualmente, dedicados a fornecer para os amantes da música, melômanos, músicas de forma digital, de alta qualidade e por vezes de forma gratuita ou como amostra (cobrando depois para adquirir a faixa). Confira abaixo sete sites para aumentar a sua biblioteca musical.

1) Free Music Archive (FMA)

O Free Music Archive é um repositório de músicas on-line que não possuem royalties. O site foi fundado no ano de 2009 através da parceria das estações de rádio nortes americanas WFMU, localizada em East Orange, Nova Jersey, KBOO e KEXP. O objetivo do projeto era e ainda é fornecer faixas sob licenças Creative Commons, que podem ser baixadas e utilizadas de forma livre em outros trabalhos ou simplesmente para ouvir.

A seleção de músicas foi pensada para oferecer obras de alta qualidade, pensando na era da internet. É possível, caso o utilizador sinta que é justo, doar algum valor para os músicos.

No ano de 2018, a iniciativa quase acabou por conta da falta de financiamento. Mas, felizmente, o projeto foi adquirido em dezembro do mesmo ano pela KitSplit e depois, em 2019, pela Tribe of Noise.

Acesse o site do FMA aqui.

2) HDtracks

O site HDTracks é uma loja de músicas digitais em alta resolução, que oferece faixas sem DRM (Digital rights management ou gerenciamento de direitos digitais), imagem com a arte da capa do álbum e informações sobre a obra. Nele é possível ouvir uma amostra de cada faixa dos álbuns para conferir se irá compensar (agradar o suficiente) ou não a compra. Caso você seja um usuário novo, é possível baixar uma playlist com diversas músicas em alta resolução pré-selecionadas pelo site aqui, para que seja possível analisar a qualidade em primeira mão.

Alguns álbuns oferecem a opção de pagar por uma única música ao invés de adquirir de forma integral a obra. Além disto, o usuário tem a opção de escolher o formato da música que ele quer adquirir como ALAC, FLAC, WAV, etc.

Acesse o site do HDtracks aqui.

3) Internet Archive

Fundada em 1996, a Internet Archive é uma associação sem fins lucrativos que tem como intuito proporcionar "acesso universal a todo conhecimento", assim como uma biblioteca tradicional, só que de forma digital. No final de 2019 o Internet Archive, em parceria com a Biblioteca Pública de Boston, digitalizou mais de 100 mil gravações de audio que estavam nos formatos de cilindros de cera e discos de vinil (LPs). Mas este não foi o único projeto envolvendo discos de vinil, desde 2016, em parceria com o George Blood LP, o Internet Archive vem digitalizando vários LPs e foi a partir daí que surgiu uma nova técnica que utiliza quatro capsulas fonocaptoras (phono cartridge) para fazer a leitura e digitalização.

O Internet Archive, em parceria com a George Blood, criou o "The Great 78 project", disponibilizando em seu site 255 mil LPs, onde há mais de meio século de gravações (1989 a 1950) advindas de LPs 78 rpm.

Acesse o site Internet Archive aqui.

4) Bandcamp

O site bandcamp é um projeto norte americano de músicas online que tem como objetivo ajudar artistas e gravadoras no início de carreira a conseguir uma receita maior com a comercialização de suas músicas. Fundado em 2008, por Ethan Diamond e os programadores Shawn Grunberger, Joe Holt e Neal Tucker, a mecânica da proposta é que os responsáveis pela produção das faixas de música controlem como serão feitas as vendas, estipulando o próprio valor, oferecendo a opção de pagar mais (caso o comprador queira incentivar o seu artista favorito).

Ao visitar a página de um artista no bandcamp, há uma breve descrição sobre sua história e trabalho, com os álbuns logo em seguida contendo cada um uma breve caracterização e as opções de comprar, "favoritar" (adicionar à lista de desejos) e acessar a seção do álbum, onde você poderá escutar uma prévia ou a música inteira.

Acesse o site Bandcamp aqui.

5) EClassical

Assim como o site HDTracks, o EClassical é uma loja online de músicas digitais em alta resolução, mas dedicada às músicas clássicas. Através dele, é possível ouvir uma amostra de cada faixa dos álbuns para conferir se irá compensar (agradar o suficiente) ou não a compra. Você poderá escolher entre duas modalidades: a CD Quality, que possui o álbum em FLAC 16-bit e também em MP3, e a Studio Quality, que contém arquivos no formato FLAC 24-bit, FLAC 16-bit e MP3.

Ao selecionar um álbum, você poderá selecionar quais músicas deseja comprar de forma individual. Ao que parece, isso é valido para todos os álbuns comercializados no site.

Acesse o site EClassical aqui.

Sugestões?

Gostou? Tem alguma sugestão? Compartilhe em suas redes sociais e marque o @oficinadanet!