Foi anunciado pela dinamarquesa Jabra, durante a CES 2020, na semana passada, novos fones in-ear True Wireless. A novidade é a versão voltada parta esportes do modelo Elite 75t, o intra-auricular TWS Jabra Elite Active 75t. Como já se esperava, a empresa fez o mesmo que na linha Elite 65t, anunciando um fone de ouvido com o nome "active", que se refere aos produtos voltados para atividades esportivas.

Como um fone de ouvido voltado para esportes, a Jabra aprimorou a resistência a água, suor e poeira comparado ao modelo Elite 65t. Na versão active temos uma certificação IP57, que permite que o True Wireless seja submerso na água por até 30 minutos a uma profundidade de aproximadamente 1m. Além disto, foi implementado um revestimento aderente para que os intra-auriculares não escorreguem na mão ao pega-los com o corpo suado ou molhado com água. Outro ponto interessante também foi o tamanho mais compacto do fone TWS, para ser menos incomodo durante a realização de exercícios.

Um fone True Wireless pequeno, mas com boa duração de bateria

Embora seja um fone pequeno, a versão para esportes do Elite 76t manteve uma boa capacidade de duração de bateria, com um tempo de reprodução de 7,5h e 28h somado a bateria de sua case. O tempo para carregamento completo dos fones true wireless é de 2 horas e 20 minutos, conseguindo 60 minutos de reprodução com 15 minutos de carregamento.

Em termos de conectividade, o Jabra Elite Active 75t possui Bluetooth 5.0 e suporte para os assistentes de voz Siri, Alexa e Google Assistente. Os codecs de áudio bluetooth suportados não foram mencionados, mas se for igual a versão "normal", o fone TWS irá suportar o AAC e o SBC, que são codecs básicos. Para um in-ear que chegará por US$200, seria interessante ao menos o codec aptx.

Jabra Elite Active 75t a esquerda e Jabra Elite 75t a direita. Fonte: Engadget
Jabra Elite Active 75t a esquerda e Jabra Elite 75t a direita. Fonte: Engadget

O Jabra Elite Active 75t chega em fevereiro nos EUA pelo preço de US$199 nas cores Navy (azul matinho), Copper black (preto com a cor cobre que é exclusivo da Amazon) e Tinanium Black (preto com a cor titânio exclusiva da Best Buy). Serão lançadas outras cores posteriormente como a Grey (cinza) em março, a Mint (branca) em abril e a Sienna também em abril.

Fonte: Engadget, Jabra