Os fones de ouvido são ferramentas essenciais para quem preza por qualidade de áudio, e dificilmente podemos imaginar nossas vidas sem eles. Por isso, é sempre bom ouvir alguns conselhos sobre o assunto. Se você está pesquisando sobre qual o tipo de fone de ouvido comprar, este artigo vai ajudar você escolher os fones de ouvido certos para você.

Antes de tudo, você precisa decidir o que realmente quer e precisa. Porém, essa é uma tarefa bem complicada quando estamos falando dos fones de ouvido. 

São 3 características básicas a serem levadas em conta na hora da compra, mas que podem deixar o usuário confuso na hora de escolher os fones de ouvido:

  • Qualidade de som
  • Portabilidade
  • Acessibilidade.

Escolhendo os fones de ouvido certos para você

O que você deseja?

Se você tem como prioridade a qualidade de som, fones como os modelos da JBL e da AKG são ideais para você, pois tem modelos com uma qualidade inigualável. Porém, normalmente o valor deles é alto.

Se a prioridade for o preço mais acessível, fique preparado para encontrar fones de ouvido com uma menor qualidade de som, e também sem as tendências mais populares do momento. Ainda há quem prefira a mobilidade e opte fones sem fio, com conexão Bluetooth.

Então, voltamos à pergunta inicial, o que você deseja? Quais são suas prioridades? Um fone de ouvido com alta qualidade de som? Um fone de ouvido que caiba no seu orçamento? Um fone de ouvido que você possa carregar com facilidade?

Antes de ir atrás de um fone de ouvido novo, foque nas suas prioridades. Esse estágio inicial também é um bom momento para definir seu limite de gastos: seu orçamento é a única condição que você pode ter antes de procurar por aqueles fones com diversas funções.

Passo 1. Escolha entre fones abertos ou fones fechados

Fones de ouvido fechados irão isolá-lo do ruído ambiente externo em graus variados. Grandes fones de ouvido fechados, com fones maiores, oferecem um pouco mais de isolamento do que os modelos fechados de tamanho menor. Fones de ouvido fechados também minimizam a saída de som para o ambiente externo, o que acontecerá com fones de ouvido abertos.

Os fones de ouvido abertos não bloqueiam o ruído ambiente, e permitem o vazamento de áudio externa, ou seja, quem estiver do seu lado talvez possa escutar o que você está ouvindo. No entanto, os modelos abertos podem, muitas vezes, parecer mais arejados em relação aos seus homólogos fechados. Fones de ouvido abertos são úteis se você precisar ficar atento ao ambiente externo.

Ambos os fones de ouvido abertos e fechados podem ser grandes em tamanho real sobre modelos de orelha, ou os menores em tipos de ouvido .

A maioria dos profissionais de áudio (DJs, mixers, gravadores, produtores de estúdio) usam fones de ouvido fechados, para permitir melhor concentração e isolamento. Atualmente, os melhores fones de ouvido fechados podem quase competir em qualidade de som com os melhores fones de ouvido abertos.

A escolha se resume a isso: você está comprando fones de ouvido para ouvir em casa ou em algum outro ambiente silencioso, onde não incomodará os outros? Nesses cenários limitados, os fones abertos farão o melhor trabalho para você. Para uso portátil, para abafar o ruído do escritório, para audição discreta e para maior versatilidade, você deve procurar um fone de ouvido fechado.

Passo 2. Conheça os tipos de fones de ouvido

Em seguida, no caminho da desambiguação, estão as três principais categorias de fones de ouvido, distinguíveis por seu tamanho e modo de uso.

Headphones

h

Projetados para bloquear completamente a entrada de som externo, os headsets são populares entre os gamers, bem como profissionais que lidam com som. Eles são bastante confortáveis, e sua qualidade de som é provavelmente a melhor entre os diferentes tipos de ouvido existentes no mercado.

Circumaural (Over-Ear)

Os fones de ouvido circumaurais, ou sobre os ouvidos, ficam em volta da orelha e são, normalmente, maiores e melhores em qualidade de som. Eles não costumam ter projetos compactos ou desmontáveis, pois trocam a portabilidade por um melhor conforto e por uma melhor acústica de componentes maiores. 

Supra-aural (On-Ear)

Os fones de ouvido supra-aurais tendem a ser os mais comprometidos de todas as três categorias, sacrificando a qualidade do som, isolamento de ruído em modelos fechados e conforto a longo prazo para portabilidade (ainda sendo maiores do que os intra-auriculares). Embora seja um dos tipos de fones de ouvido mais usados, eles não tem a melhor qualidade de som.

Intra-auricular

Os fones de ouvido intra-auriculares podem soar quase tão bons quanto os equivalentes supra-aural, mas são muito mais portáteis. Então, por que o mundo inteiro não usa eles e  abandona de vez aqueles "trambolhes"? A resposta é que eles não tem a mesma potência de som em sua maioria, especialmente para graves. Além disso, o conforto também não é o mesmo.

Passo 3. Aonde você vai usar seus fones de ouvido?

Agora você já sabe algumas informações essenciais, como seu orçamento, um entendimento completo das escolhas entre fones de ouvido abertos, fechados, grandes e pequenos e um senso geral de suas prioridades gerais. Neste momento é hora de considerar esses fatores de forma coesiva, que também integre seu uso principal pretendido. 

Aqui estão alguns dos cenários mais comuns para uso de fones de ouvido:

  • Os fones de ouvido para usar no escritório impõem duas prioridades primordiais: um alto grau de conforto, para que não sejam um fardo que distraia, e um bom isolamento de ruído, para que você possa ignorar o ruído ao seu redor. O que isso significa, em termos de especificações, é que você deve procurar fones de ouvido com bloqueio de ruído.
  • Para escutar música enquanto você anda de ônibus, carro ou metrô, as dicas são similares ao do uso no escritório. Você precisará de isolamento acústico e conforto. Mas nesse caso, precisará também de portabilidade. Para facilitar sua locomoção, também seria interessante ter um dispositivo Bluetooth. Uma boa pedida seria um intra-auricular Bluetooth.
  • Agora, se seu objetivo são os jogos, não precisa de uma ótima qualidade de som, mas você precisa ouvir os sons com clareza e precisão, de modo que possa intuir a origem de coisas como aproximar-se de passos ou tiros de entrada. Além disso, os jogos são bem mais divertidos quando você os ouve com uma generosa porção de graves, para amplificar o efeito de tiros e explosões. Nesse caso, é normal os gamers procurarem por headsets.
  • Fones de ouvido para uso durante o exercício físico também são muito procurados. Você precisará de um produto de áudio resistente a suor, chuva e quedas acidentais, simples o suficiente para salvá-lo de uma confusão de cabos (e, se sem fio, com bateria eficiente o suficiente para durar o tempo necessário). Uma boa pedida nesse caso é um bluetooth de tamanho pequeno, e com resistência à água.
  • Os profissionais do som realmente não deveriam estar lendo este artigo, mas digamos que você é apenas uma alma curiosa, que quer maximizar a qualidade do som sem ter que aprender todos os mínimos detalhes sobre como o som é feito. Para os seus propósitos, a escolha se restringe ao fornecedor - ou seja,JBL, Skullcandy, Urbanears, Beats, Sony, etc - e provavelmente até mesmo em termos de local de fabricação. Comprar fones de ouvido é muito parecido com comprar um carro de alto desempenho: Opte pelas marcas clássicas.

Passo 4. Leia os comentários dos usuários

Depois de filtrar a maioria do mercado de fones de ouvido, concentrando-se no que você realmente quer, é hora de ler alguns comentários e, sempre que possível, experimentar seus fones de ouvido antes de comprar. Os comentários são a parte fácil: você pode encontrá-los em reviews de sites como o Oficina da Net, no YouTube e em fóruns de entusiastas. A melhor parte sobre esses fóruns profundamente nerds é que você pode fazer perguntas e há sempre alguém ansioso para lhe dar uma resposta completa.

Mas ir a uma loja, conversar com vendedores e testar os fones de ouvido ainda é a melhor maneira de tomar uma decisão informada. Alguns dos fones de ouvido mais bonitos podem decepcionar você em um teste de audição. 

Algumas considerações comuns, embora não óbvias, devem ser levadas em conta:

  • Almofadas de couro são muitas vezes comercializadas como uma coisa luxuosa, mas elas tem suas desvantagens. O couro não respira, assim como uma malha de tecido. Cuidado com os meses quentes de verão ao comprar fones de ouvido para uso portátil, com almofadas de couro grossas.
  • Mas leve em conta que o couro ajuda a criar uma melhor vedação ao redor da orelha, contribuindo assim para uma resposta de graves mais forte. O mesmo fone de ouvido soará substancialmente diferente quando equipado com almofadas de couro ou com outro material.
  • A faixa de cabeça pode às vezes ser o componente mais crítico, caro e complicado de todo o conjunto de fones de ouvido. Obviamente, isso não se aplica aos in-ears, mas várias empresas de headphone assumem que sua maior dificuldade é projetar a tiara dos fones. Este é o componente crítico, que decide como o peso dos fones de ouvido é distribuído, o quão bem eles se ajustam à cabeça do ouvinte e, em última análise, quão bem eles resistem.
  • Os fones de ouvido sem fio evoluíram muito bons ultimamente. Isso provavelmente merece um artigo inteiro por si só, mas é essencial dissipar o velho medo dos fones de ouvido sem fio sendo algo que vai te deixar na mão, especialmente em questão de bateria. A duração da bateria em fones de ouvido sem fio de ouvido hoje em dia dura o suficiente para o uso por vários dias, e não vai acabar em horas. 
  • Se você não está comprando fones de ouvido sem fio, compre o melhor e mais caro par que puder. Não se contente com a opção aparentemente mais barata. Um bom som é fundamental, não economize. Parcele sua compra em mais vezes, ou junte mais dinheiro para comprar um produto que vai lhe durar muito tempo.