A AMD tem investido no desenvolvimento de chips para trazer jogos de PC para dispositivos mais portáteis, mas sem sacrificar tanto a experiência gráfica. No mês passado, a empresa disse que estava trabalhando nos processadores Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme, que serão utilizados no Asus ROG Ally, um aparelho criado para competir com o Steam Deck da Valve. Agora, a AMD anunciou o Ryzen 7840U, que será utilizado em notebooks finos e leves, popularmente conhecidos como ultrabooks.

Novo processador da AMD para notebooks supera o M2 da Apple

Apple Silicon M2 é superado por processador AMD Ryzen 7 7840U. Fonte: unsplash (foto por Timothy Dykes)
Apple Silicon M2 é superado por processador AMD Ryzen 7 7840U. Fonte: unsplash (foto por Timothy Dykes)

O novo processador da AMD contará com dezesseis threads e 8 núcleos, com clock máximo de 5,1GHz. Haverá um chip gráfico integrado contendo uma GPU Radeon 780M, que tem 12 núcleos e um clock de até 2,7GHz. De acordo com os gráficos disponibilizados pela empresa para mostrar o desempenho do Ryzen 7840U, ele superaria o Apple Silicon M2 em performance de aplicativos. Além disso, nota-se que o novo chip da AMD também supera o Core i7 1360P e sua GPU Iris Xe em aplicativos e jogos.

Desempenho do novo processador AMD Ryzen 7 7840U contra o Apple Silicon M2. Fonte: AMD
Desempenho do novo processador AMD Ryzen 7 7840U contra o Apple Silicon M2. Fonte: AMD

O AMD Ryzen 7040U será o primeiro de uma série de processadores com GPUs integradas Radeon 700M. De acordo com o site TheVerge, os novos chips da empresa serão utilizados pela Frameworkm, empresa de notebooks com hardware atualizável, além da Razer, Acer, Lenovo, HP e outras.

Ainda não se tem informações sobre a eficiência energética do Ryzen 7040U ou a taxa de FPS em jogos que ele é capaz de oferecer. Entretanto, tudo indica que a AMD está tentando ser mais agressiva no mercado de dispositivos mobile.