Há muita procura por teclados sem fio devido ao visual "clean" que ele proporciona para a mesa onde está o computador. Entretanto, há momentos em que a tecnologia wireless, seja Bluetooth ou "rádio 2,4Ghz", não consegue entregar desempenho suficiente para jogos, então o teclado com fio passa a ser a melhor opção. Porém, isso irá depender do tipo de jogo que se está jogando.

Quando se joga jogos competitivos, um dos fatores que mais interferem na performance do jogador é a latência. Entretanto, se você é uma pessoa que joga casualmente ou não costuma pegar títulos que dependam do tempo de resposta rápido a um comando, esse fator não será primordial. Entenda o motivo disso a seguir!

O que é latência? Por que ela é um fator importante nos teclados dependendo da situação?

Latência é o tempo de resposta entre o comando e a realização da tarefa, ou seja, no caso de um teclado, é o tempo que demora para o registro do pressionar de uma tecla chegar até o computador e ser executado. Assim como no caso dos headsets sem fio [1], isso adiciona diversas etapas a mais para realizar o processamento, envio e recepção de dados pelo dongle USB.

[1] Artigo "Headsets cabeados ou sem fios: qual o melhor para jogos?"

Para realizar o envio de uma informação do teclado sem fio para o computador, é necessário converter os sinais analógicos em digitais, codificá-los para um codec específico e transmiti-la até o dongle USB. Feito isso, o dongle USB irá receber a informação, decodificar e transmitir para o computador. Isso gera uma latência maior e pode haver uma reação tardia do jogador no jogo que ele está jogando, podendo inclusive fazer com que ele perca a partida, principalmente em campeonatos de eSports.

Teclados sem fio e com fio: Custos de produção

Seja um teclado mecânico ou de membrana [2], ao optar por um teclado sem fio, o custo de produção sobe consideravelmente comparado ao projeto de um teclado com fio. O motivo disso é a adição de bateria, conversor de sinais, transmissor/receptor Bluetooth, entre outros componentes.

[2] Artigo "O que é um teclado de membrana? Um mecânico é melhor?"

Teclado Magic Keyboard aberto. Fonte: iFixit
Teclado Magic Keyboard aberto. Fonte: iFixit

Com a adição de mais peças e tecnologias ao teclado sem fio, geralmente a tendência é que a qualidade das peças utilizadas nestes produtos seja menor comparado a um teclado com fio de mesmo valor. Isso ocorre simplesmente porque no caso do teclado com fio, todo o desenvolvimento é focado no circuito de registro das teclas, na qualidade das próprias teclas, no switch (se for mecânico), entre outros componentes.

O que considerar ao se decidir por um teclado com fio ou sem fio? Qual o melhor para jogos?

O primeiro ponto a se considerar na escolha de um teclado com fio ou sem fio será o uso. Como foi dito acima, conforme a necessidade de se ter uma latência baixa, o ideal é optar por um teclado com fio. Entretanto, caso esse quesito não seja importante, é interessante analisar a faixa de preço que se está disposto a pagar, pois teclados sem fio melhores costumam custar consideravelmente mais caro que teclados com fio bons.

Pensando nas variáveis citadas acima, caso você ainda queira ter uma mesa "livre de cabos", é válido pesquisar alternativas para deixar o cabo menos aparente. Uma delas é fazer um pequeno furo no tampo da mesa na região exata onde o teclado irá ficar, pois assim o cabo irá passar por baixo e ser conectado discretamente ao computador. Há também aqueles que preferem adquirir teclados com cabo removível, pois assim é possível adquirir cabos customizados com um comprimento menor e até mais bonitos que o "stock" (que vem na caixa do produto).

Teclado mecânico com fio. Fonte: subreddit MechanicalKeyboards
Teclado mecânico com fio. Fonte: subreddit MechanicalKeyboards