Em busca de uma mesa para escritório que entregasse conforto durante o meu trabalho de home office, achei uma proposta um tanto quanto diferente. Há um certo tempo, começaram a surgir no mercado brasileiro mesas que regulavam a altura através de motores elétricos com a promessa de trazer uma ergonomia melhor, mas mais do que isso, uma maneira diferente de trabalhar: em pé. Após muitas pesquisas, analisando as diferentes ofertas e modelos, cheguei na Slikdesk High, uma mesa que me surpreendeu não só pela ideia da nova proposta de trabalho, mas também pela qualidade de construção.

Pode ser estranho falar em trabalhar em pé, mas quem passa muitas horas sentado, sabe muito bem que chega um ponto que fica desconfortável ficar por tanto tempo na posição, podendo piorar mais ainda a situação se não for utilizado uma boa cadeira. A principal ideia da mesa com regulagem de altura é trazer a possibilidade para o usuário variar quando quiser a altura da sua "bancada de trabalho", possibilitando trabalhar em pé ou sentado. Para alterar com a altura, há uma memorização de diferentes distâncias do chão até o tampo, podendo gravar até 3 posições.

O grande dilema: Móvel planejado ou mesa com regulagem de altura?

Devido ao preço de uma mesa motorizada, é provável que muitos pensem em mandar fazer uma mesa sob medida com a altura correta para se obter uma boa ergonomia durante o trabalho sentado. Entretanto, há dois problemas nisso:

  • Perda de mobilidade: Você não poderá transportar com facilidade uma mesa que foi planejada para outro cômodo da casa (ou apartamento) ou para outra residência, caso haja uma mudança de endereço.
  • Sem flexibilidade para trabalhar em pé: Como foi dito, o principal destaque das mesas com regulagem de altura é a possibilidade de revezar entre trabalhar em pé e sentado, proporcionando assim um melhor conforto e saúde.

Experiência de montagem da Slikdesk High

Ao pesquisar sobre as mesas e trocar ideias com amigos, percebi que cada mesa com regulagem de altura possui uma forma de montagem e funcionamento. No caso da Slikdesk High, apesar de parecer complexo, a montagem foi tranquila, sem muita dificuldade. O manual é acessado através de um QR Code que vem na caixa do produto, onde tudo é explicado de maneira bem clara.

Mesmo que minha experiência de montagem da mesa tenha sido boa, eu creio que ainda pode ser aprimorado alguns aspectos. O primeiro deles é a questão do apoio com imagens. Explico: Apesar de haver diversas imagens com as peças, descrições sobre o procedimento e identificação dos itens, o vídeo de montagem produzido pelo canal da empresa no YouTube poderia ser linkado, pois este me ajudou consideravelmente a entender o processo.

Instalação de acessórios

A Slikdesk vende acessórios para que o usuário melhore sua experiência de uso com a mesa. No meu caso, utilizei a "Calha para organização de cabos", pois considero algo essencial para que se obtenha um bom visual ("clean") e ao mesmo tempo para que a limpeza do local seja mais fácil. Sua instalação foi fácil e gostei muito do resultado, pois pude acomodar não só uma "régua de tomadas", mas também parte dos cabos que utilizo (cabo HDMI, cabo de força do monitor, cabo de força da mesa).

Calha para organização de cabos instalada na mesa. Fonte: Vitor Valeri
Calha para organização de cabos instalada na mesa. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, ao começar a utilizar no dia a dia a mesa, senti que faltava algo, pois sempre preciso recarregar a bateria de diversos dispositivos que utilizo durante o trabalho. Foi aí que tive a ideia de comprar mais uma "régua de tomadas" e fixar embaixo do tampo da mesa em uma posição que ficasse mais próximo do meu mouse pad. O resultado atingiu o objetivo e me trouxe uma experiência melhor ao utilizar a mesa.

Régua de tomadas fixada no tampo da mesa. Fonte: Vitor Valeri
"Régua de tomadas" fixada no tampo da mesa. Fonte: Vitor Valeri

Ao refletir sobre o problema que enfrentei acima, acredito que a Slikdesk, desenvolvedora da mesa, poderia criar um pequeno material de recomendações para melhorar a experiência do usuário com seu produto. Pode ser feito uma cartilha demonstrando com imagens diversas recomendações que clientes costumam aplicar em seus produtos, onde pode até haver um link para que a comunidade possa contribuir para futuras melhorias.

Utilização

Após pouco mais de um mês de uso, considero que a Slikdesk valeu o investimento. Alternar entre a posição em pé e sentado mudou a minha produtividade no trabalho, deixando o dia menos cansativo. Claro que não é só a mesa que faz isso, utilizo também um suporte articulado com pistão a gás para monitores e uma cadeira com um design ergonômico.

Achei interessante o fato de o painel de controle da mesa, com botões sensíveis ao toque, possuir um sistema de bloqueio para evitar comandos acidentais. Entretanto, ao resvalar o corpo ou a mão na superfície touch, o visor fica exibindo as informações por um bom tempo. Senti falta de regular o período que a tela do painel de controle fica ligada, mesmo que a mesa esteja ligada na tomada, pois durante a noite pode incomodar.

Painel de controle da mesa para escritório com regulagem de altura elétrica Slikdesk High. Fonte: Vitor Valeri
Painel de controle da mesa para escritório com regulagem de altura elétrica Slikdesk High. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto que acho que poderia melhorar é a questão do processo de desbloqueio do painel de controle da mesa para ajustar e/ou memorizar a altura. Acho que o fato de ser necessário pressionar o visor por 3 ou 4 segundos para desbloquear não é prático, principalmente comparando com a tela de um celular, onde o desbloqueio é instantâneo. Poderia haver um botão físico dedicado para o desbloqueio/bloqueio manual da tela.

Vídeo incorporado do YouTube

Conclusão

A mesa para escritório com regulagem de altura Slikdesk High vale o investimento para aqueles que passam horas sentado em uma cadeira diariamente durante toda semana. Antes de adquirir, pensei que a regulagem de altura não seria uma funcionalidade utilizada com frequência, mas a experiência prática me mostrou o contrário e recomendo para todos o teste. A Slikdesk possui hoje 3 modelos de mesa com regulagem elétrica de altura que podem ser adquiridos diretamente pelo site oficial da marca.

É importante salientar que a mesa não vem com tampo ("tabua"), somente a estrutura inferior com motor elétrico. Entretanto, felizmente, a Slikdesk vende o tampo para aqueles que não querem procurar por algo específico para a mesa (cor ou material).

Ficha técnica: Especificações completas da mesa Slikdesk High

Confira abaixo as especificações completas da mesa Slikdesk High.

  • Regulagem de altura: Entre 62cm e 128 cm (sem considerar a espessura do tampo);
  • Extensão de ajuste: 66 cm;
  • Painel de controle: comandos via botões sensíveis ao toque;
  • Sensor anticolisão: sim (interrompe o movimento ao entrar em contato com obstáculos durante a regulagem de altura);
  • Capacidade máxima da carga: 120kg (não considera o peso do tampo);
  • Nível de ruído: 50<dB;
  • Velocidade: 38mm (3,8cm) por segundo;
  • Voltagem: bivolt (127V/220V);
  • Número de motores: 2 (um em cada pé);
  • Colunas: 2 colunas (direita e esquerda) com 3 estágios;
  • Memória programável: guarda até 3 posições de altura;
  • Timer: sim (lembrete para intercalar as posições sentada e levantada);
  • Cabo de alimentação: comprimento de 300 cm (3m);
  • Sapatas ajustáveis: Sim (para evitar riscos no piso);