Anunciado na CES 2020, o Thunderbolt 4 está finalmente chegando nos dispositivos deste ano. Dentre as vantagens da nova tecnologia, desenvolvida pela Intel com a ajuda da Apple, podemos destacar sua melhor desempenho na troca de dados e mais minimalismo com a utilização de menos cabos conectados ao seu dispositivo.

Com uma nova geração de conectividade, fica a pergunta: O que o Thunderbolt 4 traz de novo? É um grande upgrade em relação ao antecessor Thunderbolt 3? Preciso substituir completamente meus dispositivos por novos, compatíveis com o Thunderbolt 4?

Antes de mais nada, saiba que o Thunderbolt 4 foi projetado especificamente para facilitar a conexão de todos os dispositivos. É importante ressaltar que o Thunderbolt 4 não é um grande upgrade do Thunderbolt 3, e muitos usuários podem nem notar a diferença.

Mas isso não significa que o thunderbolt 4 não trará boas novidades, muito pelo contrário. Com ele, você terá conectividade aliada à velocidade e facilidade.

O que é o Thunderbolt 4?

Thunderbolt 4 é uma interface de conexão de cabo da Intel, capaz de alimentar seus dispositivos, transferir dados e exibir uma fonte de vídeo para um monitor externo de uma só vez — tudo com apenas uma porta.

O Thunderbolt 4 é compatível com muitas conexões, incluindo DisplayPort, PCle e USB 4. Além disso, ele é retrocompatível com versões anteriores do Thunderbolt, e se conecta via USB Type-C. É a única conexão a cabo capaz de controlar todos esses dispositivos.

Embora o Thunderbolt 4 não seja mais rápido que seu antecessor (ambas as versões fazem transferência de dados a uma velocidade máxima de 40 Gb/s), há uma série de benefícios sobre o padrão mais antigo de conectividade. O Thunderbolt 4 se destaca pelo aumento de requisitos mínimos de dados PCIe do Thunderbolt 3, de 16Gbps para 32Gbps.

O que isso significa? Mais capacidade para taxas de transferência mais altas e melhor desempenho. Por exemplo, para se conectar a monitores externos com resolução 4K dupla, a uma taxa de atualização de 60Hz, ou até uma única entrada de resolução 8K a uma taxa de atualização de 60Hz, é indispensável um notebook compatível com o Thunderbolt 4.

Existem estações e hubs USB-C podem entregar 4K via HDMI, mas não em 60Hz.

O Thunderbolt 4 também permite carregar vários dispositivos em simultâneo. Isso inclui smartphones e notebooks leves, que requerem menos de 100W de energia. Sendo assim, você poderá utilizar a mesma fonte de alimentação para seu notebook e seu celular, por exemplo.

O Thunderbolt 4 é mais seguro

Os ataques cibernéticos muitas vezes estão associados a hacks maliciosos ou ameaças de ransomware que operam pela internet. Em 2020, a Microsoft não utilizou as portas Thunderbolt 3 em sua linha Surface devido à conexão da porta ser uma porta de acesso direto de memória (DMA). Essa peça, se comprometida, dá entrada de invasores a um sistema inteiro.

Já com o Thunderbolt 4 a Intel promete a você e à Microsoft, segurança, exigindo tecnologia de virtualização para I/O direcionado (VT-d). A proprietária da tecnologia afirma que o VT-d pode evitar ataques físicos de DMA através do bloqueio de periféricos PCIe (armazenamento, gráficos externos, cartões de memória, etc) de acesso não autorizado à memória.

Isso é possível graças ao uso do DMA remapping (DMA-r), que cria uma região de memória isolada para cada dispositivo que você conecta no sistema. Dessa forma, a conexão permite que apenas o dispositivo possa acessar a memória atribuída, não a memória de toda a máquina. O VT-d foi recomendado em PCs com portas Thunderbolt 3, mas agora é necessário naqueles com Thunderbolt 4.

Thunderbolt 4 e PCIe

Para dispositivos externos que usam o Periférico Component Interconnect Express (PCIe), o Thunderbolt 4 pode executar jogos a partir de um SSD NVMe externo, pois eles usam PCIe. Dessa forma, os jogos podem ser transferidos e armazenados em uma unidade externa. A partir daí o gamer poderá jogar sem a necessidade de transferir os arquivos para o sistema.

Além disso, dispositivos externos de captura de vídeo podem ser conectados para gravar em 4K a 60Hz, ou em 1080p a 240Hz. É uma grande vantagem para streamers. Você também poderá conectar eGPUs para se conectar a poderosas placas gráficas da série Nvidia RTX 30. Entretanto, o Thunderbolt 3 já pode gerenciar isso.

O que é o USB-4?

O USB4 é a próxima atualização do padrão USB (Universal Serial Bus), como nomeado pelo USB-IF (USB Implementers Forum). As versões USB anteriores foram nomeadas como USB 3.1 Gen 1, USB 3.2 Gen 1, USB 3.1 Gen 2 e USB 3.2 Gen 2. Há também um padrão USB 3.2 Gen 2x2 lançado mais recentemente, com velocidades de até 20Gbps. Os dois primeiros padrões atingiam 5Gbps e 10Gbps, respectivamente.

O USB-IF usou nomes mais digestíveis: O SuperSpeed USB é USB 3.2 Gen 1, o SuperSpeed USB 10Gbps é USB 3.2 Gen 2, e o SuperSpeed USB 20Gbps é USB 3.2 Gen 2x2. E agora vem o USB4, que é retrocompatível até USB 2.0.

O USB4 é construído na espinha dorsal do Thunderbolt 3, dando-lhe muitas das mesmas capacidades.

O USB4 foi parcialmente possível porque a Intel renunciou seus direitos autorais no thunderbolt 3, permitindo o uso sem licenciamento. O USB4 é construído sobre uma espinha dorsal do thunderbolt 3, por isso muitas de suas capacidades são as mesmas.

Enquanto a melhor versão do USB 3.0 atingiu um teto de transferência a 20Gbps, o USB4 é capaz de chegar a uma velocidade de 40Gbps, tanto com o Thunderbolt 3 quando com o 4. Você ainda pode encontrar ambos os formulários USB-A e USB-C para USB 3.0, mas o USB4 vai estritamente com o fator de forma USB-C.

As versões USB anteriores dividiram a largura de banda entre todos os dispositivos conectados, e contavam com faixas divididas para dados e vídeos sem crossover.

Já no USB4, a largura pode ser compartilhada com todos, permitindo atingir todo o potencial da largura de banda com, digamos, as melhores estações de acoplamento no dispositivo.

O USB4 permitirá displays 4K duplos ou único e monitores 5K, bem como até 100W de potência de carregamento, assim como thunderbolt 3.

A principal vantagem aqui é que o USB4 pode unificar portas entre dispositivos. Já era tempo dessa evolução no USB-C, com recursos de alto desempenho compatíveis com o Thunderbolt 4.

Conclusão

O Thunderbolt 4 já existe, mas pode demorar um pouco para que a nova e melhorada porta universal da Intel assuma o mercado de PCs. Notebooks mais modernos já estão começando a alimentar dispositivos equipados com conectividade Thunderbolt 4. A grande vantagem é a saída de vídeo atualizada e conectividade externa.

Mas é possível usar por um bom tempo ainda a tecnologia Thunderbolt 3 e USB-C, até que a interface atualizada se torne comum em uma transição gradual.