Se você tem um MacBook ou iMac antigo e lento, a melhor coisa que você pode fazer para dar uma nova vida a ele é substituir o disco rígido giratório tradicional (HD) por um disco de estado sólido (SSD). Embora os Macs tenham reputação de serem difíceis de reparar, mas isso nem sempre é verdade. O disco rígido (ou SSD) é um componente que você geralmente pode substituir, especialmente em Macs mais antigos. Veja como descobrir se você pode substituir o seu e como fazer isso.

Trocar o HD por um SSD pode turbinar seu iMac ou MacBook antigo?

Há uma razão para que todos os computadores modernos usem SSDs. Eles são mais eficientes em termos energéticos, mais confiáveis ​​e mais silenciosos do que os discos rígidos com discos giratórios magnéticos. Além disso eles não são tão caros.

A troca do HD antigo por um SSD moderno é surpreendentemente acessível e resulta em um desempenho de até cinco vezes mais rápido: Um SSD de 480 GB da respeitável marca Crucial (que eu recomendo e utilizo no meu iMac) pode ser adquirido por pouco mais de R$ 300, enquanto opções de 1 TB estão disponíveis por cerca de R$ 800 - ambos consideravelmente mais baratos que um novo MacBook. Também é muito fácil de trocar, mesmo que você não conheça o hardware de um Mac.

Uma nova unidade SSD para o seu Mac causará um impacto instantâneo. Os aplicativos serão iniciados mais rapidamente, os arquivos serão salvos mais rápido e a multitarefa será uma experiência muito mais suave.

Qual o modelo do seu Mac?

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa ter certeza de qual modelo de Mac você possui. Apenas chamá-lo de MacBook Pro não é suficiente, pois existem vários modelos de MacBook Pró diferentes, de vários anos. Para descobrir qual seu modelo, clique no logotipo da Apple, no canto superior esquerdo da barra de menus e selecione a opção "Sobre este Mac".

Sobre este Mac
Sobre este Mac

Na guia Visão geral, você verá o modelo exato do seu Mac.

Visão Geral
Visão Geral

Isso ajudará você a descobrir se pode atualizar o disco rígido do seu Mac e a encontrar as peças certas, através de uma pesquisa sobre seu modelo exato.

Quais Macs você pode atualizar?

Se o seu Mac for mais antigo, você certamente poderá atualizar o disco rígido, mas nem todos os modelos mais novos podem ser atualizados. Os novos Macs que você pode atualizar são:

  • MacBook Core 2 Duo
  • MacBook Unibody
  • MacBook Pro 13 ″ (2009-2012)
  • MacBook Pro 13 "com tela Retina (final de 2012 a início de 2015)
  • MacBook Pro 15 ″ (2008-2012)
  • MacBook Pro 15 ″ com tela Retina (meados de 2012 a meados de 2015)
  • MacBook Pro 17 ″ (todos os modelos)
  • MacBook Air 11 ″ (todos os modelos)
  • MacBook Air 13 ″ (todos os modelos)
  • Mac Mini (todos os modelos)
  • iMac (todos os modelos)
  • iMac Pro (todos os modelos)
  • Mac Pro (todos os modelos)

Isso significa que os modelos de Mac nos quais você não pode atualizar o disco rígido são:

  • MacBook Retina (todos os modelos)
  • MacBook Pro 13" (2016-2017)
  • MacBook Pro 13" com barra de toque (todos os modelos)
  • MacBook Pro de 15" com barra de toque (todos os modelos)

Isso pode mudar se um fabricante terceirizado conseguir criar um disco rígido compatível, mas, por enquanto, você precisará ir a uma Apple Store ou a um fornecedor de serviços autorizado da Apple se precisar substituir o disco rígido.

O que considerar ao escolher um SSD do MacBook Pro

Para colher os benefícios de um SSD, você precisa de uma unidade que esteja pronta para a tarefa. Aqui está o que considerar:

  • Velocidade de leitura / gravação - os SSDs são classificados quanto à velocidade de leitura e gravação. Quanto maior a velocidade, melhor o desempenho. Algo na faixa de 500 MB ou mais é bom, embora a velocidade real seja cerca de um terço a menos do que o anunciado.

  • Memória - MLC (célula de vários níveis) e SLC (célula de nível único) são as duas opções disponíveis. O primeiro é mais barato e capaz de conter mais informações, mas o segundo é mais confiável.

  • Capacidade - Obtenha o máximo de espaço possível. Quanto maior a capacidade de um SSD, mais ele beneficiará o desempenho do Mac.

  • Confiabilidade - Leia os comentários. Veja o que os especialistas e outros usuários dizem sobre o desempenho e a confiabilidade do SSD. Você normalmente verá que os SSDs de marcas famosas são os mais recomendados. Samsung, SanDisk, Crucial, KingSpec e Transcend são marcas de destaque.

Considere aumentar a memória RAM

Existem dois itens internos do seu MacBook e iMac que impactam na velocidade e poder de processamento: o HD/SSD e a memória RAM. Corrija ambos, e você poderá fazer o seu Mac funcionar como um equipamento novo.

Você precisa de pelo menos 8 GB de RAM para o macOS Catalina. Se você tiver 10GB ou 12GB, a máquina ficará boa. 16GB deixará ela incrível. Entretanto, se você escolher entre atualizar a RAM ou o SSD, escolha comprar um novo SSD. Com 8 GB e um SSD você já terá um Mac super veloz.

A atualização de RAM é fácil, mas trocar o HD por um SSD é um pouco mais difícil. Entretanto, não é impossível.

Como trocar o HD por um SSD no macOS

Embora seja possível substituir o disco rígido em qualquer Mac não listado acima, a dificuldade varia muito com o modelo. O MacBook é projetado para substituir seu disco rígido facilmente, enquanto um iMac exige que você remova a tela inteira.

Troca de HD por SSD no MacBook
Troca de HD por SSD no MacBook

Se você não se sentir seguro para aplicar as técnicas necessárias se substituição correta, considere pedir ajuda a um amigo mais qualificado ou até mesmo procurar profissionais.

Lembrando que depois de atualizar o disco rígido, você precisará instalar o macOS novamente.