A empresa de tecnologia que é mundialmente famosa e atua em várias áreas de tecnologia traz ao Brasil a primeira placa mãe do Chipset X570 da AMD, compatível com os mais novos processadores Ryzen 3000, que trazem o processo de fabricação de 7nm.

O modelo que será produzido em território brasileiro é a ASUS X570 TUF Plus/BR, que teve excelente performance em vários reviews publicados por reviewers mundo afora. Segunda a empresa, ela conta com componentes de classe militar, que ajudam a prolongar a vida útil da placa por bastante tempo.

ASUS X570 TUF-Plus/BR

Por contar com o novo Chipset X570, que é o atual topo de linha dos processadores do mercado mainstream, há vários recursos inclusos com a placa e você não deve se sentir nem um pouco limitado, seja em número de portas USB ou se você deseja utilizar mais de um SSD do padrão M.2.

Vou deixar logo abaixo uma lista das especificações mais relevantes da placa:

  • Suporte a Processadores Ryzen Primeira, Segunda e Terceira geração;
  • Formato padrão ATX;
  • Saída de vídeo HDMI/VGA;
  • Até 128GB DDR4 (4x 32GB) até 4400Mhz em OC;
  • 1x PCIe 4.0 X16, 1x PCIe 3.0 x16, 3x PCIe 4.0 X1, 2x PCIe 4.0 M.2;
  • 4x USB 3.2 Gen1, 3x USB 3.2 Gen2 (1x USB-C);
  • 8x Sata 3 6Gbps;
  • Áudio Realtek® ALC S1200A com 8 canais;
  • Gigabit Realtek® L8200A Lan.

Ela também conta com iluminação RGB que pode ser controlada via Aura Sync, programa de controle de iluminação da própria ASUS. Além disso, a placa conta com suporte ao Project Aurora, que é um projeto Open Source e que faz com que produtos de várias fabricantes consigam se comunicar e sincronizar.

A PCB conta com 6 diferentes camadas, garantindo uma maior proteção contra impactos acidentais, além de diminuir as chances de corrosão e ou danos por causa de efeitos externos, como umidade ou maresia - para quem mora no litoral, isso faz bastante diferença.

ASUS X570 TUF-Plus/BR

O tema da placa conta com cores amareladas, quase que uma marca registrada da linha TUF da empresa. Além dos detalhes de designs característicos da linha, também temos capacitores e bobinas TUF, que proporcionam tolerância de temperaturas até 20% maiores, o que pode mais que dobrar a vida útil do componente.

Infelizmente não há data para que os modelos fabricados aqui no país comecem a circular pelo mercado, mas não deve demorar muito para que elas comecem a aparecer nas lojas nacionais como Terabyte, Kabum, Pichau e outras.