Recentemente a Asus anunciou seu novo notebook ProArt StudioBook Pro X (W730). Trata-se de um laptop portátil focado no uso profissional que vem com o sistema operacional "Windows 10 for Workstations", um SO desenvolvido pela Microsoft que otimiza o desempenho de computadores mais "parrudos". Esta versão do Windows permite a utilização de até quatro processadores (Intel Xeon ou AMD Opteron) e 6TB de memória RAM.

O novo notebook da fabricante taiwanesa possui um display NanoEdge com bordas ultrafinas (3,8mm), resolução de 1920x1200, proporção de 16:10 e um tamanho de 17". A tela foi desenvolvida para proporcionar uma alta fidelidade de cores utilizando Delta-E < 1.5, seu painel WUXGA possui profundidade de cor de 8 bits e cobre 97% do espaço de cor DCI-P3.

O StudioBook Pro X possui um processador Intel Xeon E-2276M (seis núcleos, 12MB de cache e clock de até 4.7GHz em Boost) que trabalha com até 128GB de memória RAM DDR4 2666MHz (SO-DIMM, suporta ECC). Sua capacidade de armazenamento é de 4TB, suportando até 6TB) e possui uma placa gráfica NVIDIA Quadro RTX 5000 com 16GB de memória GDDR6.

Apresentação da nova linha de notebooks ProArt StudioBook da Asus. Fonte: ultrabookreview
Apresentação da nova linha de notebooks ProArt StudioBook da Asus. Fonte: ultrabookreview

Indo para a parte externa, o laptop traz um teclado com iluminação de fundo (teclas numéricas dedicadas no canto direito), leitor biométrico de impressão digital compatível com o Windows Hello presente no Windows 10, webcam HD, touchpad com tela, microfones com suporta aos assistentes de voz Cortana e Alexa. Seus alto falantes, desenvolvidos pela Harman Kardon, são de uma qualidade acima da média tendo em vista os produtos já desenvolvidos pela empresa.

Em termos de conectividade, o notebook possui duas portas Thunderbolt 3 USB-C com DisplayPort 1.4, uma porta HDMI 2.0, uma porta de rede para conectar cabo ethernet, saída para fones de ouvido de 3,5mm, três portas USB 3.1, Wi-fi 6 dual-band, leitor de cartão de memória e Bluetooth 5.0.

O ASUS ProArt StudioBook Pro X já se encontra disponível nos EUA a partir de US$4999. Para mais informações sobre o notebook, acesse aqui.

Fonte: techpowerup