O anúncio das novas placas de vídeo da AMD, a RX 5700 e RX 5700 XT, já aconteceram há algumas semanas e benchmarks de ambas as placas já estão disponíveis em vários canais do YouTube. Porém, muitas pessoas esperam pelos designs Custom de outras fabricantes, como a Asus e a Zotac.

Isso acontece pois em geral, as placas com design referência tendem a serem mais quentes e terem um pouco menos de performance, enquanto que as Custom fazem exatamente o contrário. Nos últimos dias, vários modelos Custom de várias marcas foram fotografados, e é sobre isso que iremos falar neste post.

Asus

A Asus tem os modelos ROG Strix como os seus atuais topos de linha, e foram exatamente estes modelos que foram recentemente fotografados. O design do cooler aparenta ser exatamente o mesmo das duas últimas gerações.

Os 3 coolers continuam presentes nos modelos AMD, assim como nos modelos já comercializados da Nvidia. Junto aos 3 coolers está o RGB na parte frontal e o logo da ROG - Republic Of Gamers iluminado na parte superior da placa. Na traseira ainda encontramos a backplate que também não é nada novo. A placa virá com conectores de energia de 2x8Pin, garantindo energia o suficiente para um bom overclock.

Fotos por HardwareInfo

Assim como o ROG Strix, o modelo TUF Gaming X3 também foi fotografado, este modelo preenche o mercado de entrada/intermediário da marca e, neste caso, só há uma foto que mostra somente a parte frontal. É possível ver a presença de 3 fans e aparentemente não há iluminação na parte frontal.

ASUS RX 5700 XT TUF Gaming X3
ASUS RX 5700 XT TUF Gaming X3

XFX

A XFX também teve duas de suas placas custom anunciadas, uma delas já tem nome e foi chamada de RX 5700 XT THICC2 - ( ͡° ͜ʖ ͡°) - enquanto que a segunda, também já fotografada, ainda não tem um nome confirmado pela marca, que deve anunciar nos próximos dias.

Na THICC2 encontramos um design clássico da marca, com dois fans em uma carcaça totalmente preta, com a logo da XFX engravada diretamente em cima. A logo da marca também é encontrada na Backplate - que inclusive achei extremamente linda - e nas saídas de vídeo. Este design já se tornou um clássico e não é nenhuma surpresa de vê-lo novamente em modelos mais recentes. Ela também aparenta ter um único conector de força 8Pin.

Fotos por VideoCardz

Agora, vamos falar um pouco do modelo que ainda não tem nome. Há consideráveis diferenças entre este modelo e a THICC2, ela aparenta ser bem mais alta e também mais robusta. Há especulações de que este modelo seja o novo topo de linha que virá para competir com a ROG Strix da Asus. Aqui, encontramos a logo da XFX na backplate novamente assim como na parte superior da placa. Também é possível ver os conectores de força que conta com 1x8Pin e 1x6Pin.

Fotos por PCOnline

Powercolor

Um modelo da Powercolor também foi fotografado, e este se trata da nova topo de linha da marca, a Red Devil que ficou bastante famosa não só pelo nome, mas também pela performance.

A Red Devil conta com 3 fans, cooler e backplate estendidos além da PCB para um melhor refrigeramento assim como um logotipo na parte superior escrito "Devil" na fonte própria do modelo e retro-iluminada. Houve algumas mudanças no design se comparada a RX 590, que tinha vários detalhes em vermelho. No caso da RX 5700 XT, os únicos detalhes em vermelho são os adesivos dos fans não-centrais, enquanto que o do meio leva o adesivo monocromático da marca.

AsRock

A AsRock também anunciou seu novo modelo para competir no mercado de GPUs da AMD. O nome da placa se dá por RX 5700 / 5700 XT Challenger D OC. O design é aparentemente o mesmo em ambas as placas e também contam com 2 fans e um backplate, o esquema de cores conta com branco (puxado ao cinza), amarelo e preto. Ela conta com somente 1 conector de energia 8Pin.

Outro modelo recém anunciado pela marca é a RX 5700 XT Taichi OC+, que supostamente irá competir no mercado High-End dessa série de placas de vídeo. Ela conta com 2 conectores 8-Pin, o que já é um grande indício de que muito Overclocking será possível. Fora isso, ela ocupa 2.5 Slots, culpa da refrigeração um tanto quanto "parruda", 3 fans com o central tendo iluminação RGB, uma backplate em alumínio com detalhes que lembram - propositalmente - as placas mãe da série Taichi, e muitos conectores de vídeo, há algum tempo que eu não via tantos conectores de vídeo em uma placa mainstream.

Não há data confirmada para o lançamento até então, assim como as especificações da placa que ainda não foram confirmadas.

Fotos por VideoCardz

MSI

A MSI anunciou vários modelos e variantes para as RX 5700 e RX 5700 XT, e até o dia 07/08, só temos uma foto da MECH e EVOKE.

Falando sobre a MECH, até o momento só é possível dizer que a placa conta com 2 fans e design prata e preto. Não é possível visualizar os conectores de energia e também não há informações sobre os materiais usados na construção da placa.

MSI RX 5700 MECH
MSI RX 5700 MECH

Agora indo para a EVOKE, temos mais algumas fotos que foram divulgadas pelo site Guru3D e novamente não há muitas informações visíveis, pelas fotos temos a impressão da possível inclusão de 3 coolers, mas não há confirmação e nem certeza. Também só é possível dar um chute para a pinagem da placa, pois não há foto total desta parte.

SAPPHIRE

A SAPPHIRE é uma das marcas mais famosas quando se trata de placas de vídeo da AMD, ela vende basicamente todos os modelos disponíveis da marca e sempre tem projetos de qualidade e muito interessantes.

O modelo anunciado foi o PULSE, que conta com vários detalhes em vermelho e suas cores principais sendo o preto e o prata. Ela tem 2 fans e conta com 2 conectores de força, 1x8Pin e 1x6Pin.