Os Ryzen 3000, a nova série de processadores da AMD baseados na arquitetura Zen 2 lançou ontem, dia 07 de Julho de 2019, e com isso muitas dúvidas vieram a cerca não só de desempenho mas também de como esses processadores se diferenciam de seus irmãos mais velhos, a série Ryzen 2000.

A pequena mudança no nome da arquitetura não representa a mudança do chip em sí, afinal as diferenças são muitas e trazem muitos benefícios se comparados a sua geração anterior, então bora ver as maiores diferenças entre as duas gerações e os benefícios que a mais nova trás ao mercado.

Ryzen 3000 Series
Ryzen 3000 Series

Para o nosso comparativo, vou pegar o Ryzen 7 2700x para representar a série Ryzen 2000 e o Ryzen 7 3700x para representar a série Ryzen 3000, assim o comparativo fica um pouco mais simples e fácil de entender.

Processo de Fabricação

Vamos começar então pelo processo de fabricação, que para muitos é a maior diferença entre as duas gerações de processadores. O 2700x usa a arquitetura Zen+, que tem o processo de fabricação de 12nm, já as novas CPUs da AMD vem com a arquitetura Zen 2 que usa o processo de 7nm.

Mas o que isso significa? Simples, quanto menor o processo de fabricação, menos calor o chip gera e mais eficiente ele se torna, podendo aumentar os clocks - por exemplo - ou diminuir o TDP (Watts) do processador.

Nos novos processadores, a AMD usou vários circuitos de 7nm em conjunto com um de 12nm que são usados em conjunto com o que a AMD chama de "Infinity Fabric", esse Infinity Fabric na nova geração tem uma latência de resposta muito menor que sua geração, e isso acontece pois a largura de banda foi dobrada, garantindo essa latência.

Tudo isso resulta de cara em 27% menos consumo por bit, tornando o processador mais novo muito mais eficiente que seu antecessor.

L3 Cache (Memória Cache)

Outra grande diferença dos Zen+ para o Zen 2 é que o Cache L3 foi dobrado. Colocando o 2700x e o 3700x lado a lado, veremos que o 2700x tem 16MB de L3 Cache enquanto que o 3700x tem 32MB de L3 Cache.

A diferença que isso nos resulta é a diferença que as velocidades de memória causavam nas gerações antigas, onde quanto mais rápido a memória for, melhor o seu FPS ficava. A própria AMD reconheceu que isso era um "problema" na geração antiga e que a dobra do L3 Cache já resolve essas grandes diferenças de FPS que vimos ao usar memórias 2400 Mhz vs 3200 Mhz nas duas gerações passadas.

Vulnerabilidade Spectre

A vulnerabilidade que atingiu principalmente os processadores Intel nos últimos meses também teve um pouco de impacto nos Ryzen, mas a série 3000 já veio preparada para isso e tem mitigação da falha a nível de Hardware, o que significa que a perda de performance se comparado a mitigação via software - que é o caso dos processadores antigos - é muito menor.

Outro benefício disso é que você provavelmente não precisará fazer atualizações de segurança para garantir que seu computador não esteja vulnerável a ataques de hackers.

Velocidade de memória

A velocidade de memória era um problema, principalmente na primeira geração dos Ryzen onde era extremamente difícil passar dos 3000Mhz, a segunda geração já teve uma grande melhora neste aspecto, facilitando o uso de memórias até os 3400Mhz.

Felizmente, a terceira geração veio com este problema resolvido segundo a AMD, com a melhor velocidade ficando em 3733Mhz, uma excelente melhora se comparado a qualquer processador da primeira geração e também do refresh.

Já há notícias de algumas pessoas chegando a 5000Mhz de clock em memórias nos novos processadores da AMD, e a mesma forneceu memórias de 3600Mhz junto aos processadores para os reviewers. Isso mostra que este problema que perseguia a AMD desde o lançamento dos primeiros Ryzen foi finalmente resolvido.

Outras diferenças

As diferenças não foram somente as citadas acima, porém foram as principais e que mais impactavam o desempenho e experiência que o cliente final (você) perceberia durante o seu uso.

Vou deixar aqui uma lista com o resto das diferenças comparadas a segunda geração de processadores da AMD, essa lista pode ser encontrada no site da própria marca, clique aqui.

  • Taxa de rendimento de ponto de oscilação melhorou em 2X (256 bits);
  • A capacidade de OpCache 4K melhorou em 2X;
  • SMT está disponível em 2 vias;
  • Suporte a PCI-E 4.0;
  • Novo chipset X570 para a experiência completa.
Ryzen Zen 2
Ryzen Zen 2

Não há como negar que os novos processadores Zen 2 vieram ao mercado em um ótimo momento, trazendo mais núcleos e um excelente custo x benefício ao consumidor final, principalmente se comparado ao que tínhamos disponível há pouco mais de 1 ano.

Você inclusive já pode adquirir os novos processadores da AMD em lojas brasileiras, como a TeraByteShop que já tem toda a nova linha de produtos da AMD. O Ryzen 7 3700x também está disponível para a compra no site, então deixo o link aqui caso queiram. Outras lojas também já tem os novos processadores em estoque, dêem uma procurada online antes de comprar, afinal pode ser que vocês encontrem um preço um pouco menor em uma ou outra loja, vale a pena gastar 10 minutos procurando.