Independente se você é um morador do litoral, ou está indo apenas para passar uns dias de suas férias de verão, é quase inevitável estar na praia sem nenhum equipamento eletrônico. Mas, é grande o risco de seu aparelho sofrer alguma avaria na praia. Outro grande problema do litoral, para os eletrônicos, é a maresia, o ar úmido e salgado que vem do mar, e corrói os metais. Neste artigo vamos abordar os maiores agressores de eletrônicos da praia e como proteger seus equipamentos, seja do sol, calor, água ou maresia.

Uma pesquisa da Consumer Reports descobriu recentemente que 94% dos turistas trazem seus dispositivos eletrônicos. E, se aquele clima praiano é ótimo para nossa saúde, o contrário acontece com nossos aparelhos tecnológicos. Na verdade, basta dar uma olha à sua volta quando estiver na beira do mar, para ver a quantidade de pessoas que estarão usando seus smartphones e outros eletrônicos. 

Como proteger seus aparelhos tecnológicos na praia?

Então, aqui estão as nossas melhores dicas para manter seu equipamento e suas memórias seguras e protegidas. 

Areia

A areia é algo praticamente é impossível de limpar, e é provável que você vá encontrar vestígios dela no seu lugar, seja no seu carro, seja nas suas roupas. Então, não é uma boa ideia levar o smartphone ou notebook desprotegido para a beira da praia.

O pior é que a areia pode arranhar telas e entrar nos cantos e recantos de seus eletrônicos. Para levar o seu smartphone pra praia, leve enrolado em plástico. Existem também embalagens específicas para isso, que ajudarão a manter a areia longe do seu dispositivo enquanto você não estiver usando, enquanto ainda permite que você o veja e use a tela sensível ao toque. 

Água

Embora deixar o smartphone em casa seja a melhor ideia, certamente você gostaria de poder capturar fotos e fazer vídeos dos seus momentos de lazer à beira mar. No entanto, existem algumas opções por aí que não só permitem aproximar-se da água, mas também mergulhar nela. 

As câmeras GoPro são uma opção popular para fotos e vídeos subaquáticos e oferecem vários anexos e acessórios que facilitam a captura de esportes aquáticos e mãos livres. Uma opção mais econômica é comprar uma capa protetora à prova d'água para o seu dispositivo. 

Para obter a melhor proteção possível, pesquise cases especificamente feitas para a marca e o modelo de sua câmera ou smartphone. Leia opiniões de outros clientes e confira vídeos de produtos.

Calor

Embora os danos causados ​​pela areia e pela água possam ser perigos óbvios para o seu equipamento, o calor é algo sobre o qual você pode não se preocupar muito. Mas o calor excessivo não apenas desabilita temporariamente o seu smartphone, como também pode esgotar a bateria e - se ficar muito quente - pode causar danos permanentes à sua unidade central de processamento. 

A mesma coisa pode acontecer com sua câmera digital, embora modelos mais antigos não possam avisá-lo. Para evitar que isso aconteça, mantenha seu dispositivo longe da luz solar direta durante o máximo possível do dia. 

Se houver aplicativos ou recursos extras em execução que você não precise, como o brilho da tela, desligue-os. Se você ver uma mensagem de aviso, ou se o seu dispositivo ficar quente ao toque, remova a case e coloque-o em uma área fresca e escura, envolto em um saco plástico; o interior de um cooler funcionaria, mas apenas certifique-se de que não esteja muito perto do gelo.

Maresia

A maresia, aquele vento salgado da praia, é terrivelmente agressiva com os equipamentos tecnológicos. Eu já tive a experiência de morar no litoral, e nos dois anos que morei por lá, tive diversos problemas com notebooks, smartphones, televisor, entre outras coisas.

A maresia é uma fina névoa que paira no ar, trazida pelo mar, e ela contém substâncias químicas como sais. Essas substâncias, por estarem no ar, penetram nos equipamentos eletrônicos. E essa névoa vai longe. Se você acha que só quem mora na beira do mar passa por esse problema, está enganado. Eu morava há cerca de 1 kilômetro do mar e mesmo assim tive problemas. 

Portanto, independente se você for passar alguns dias, semanas ou até mesmo se você vai morar no litoral, é necessário ter alguns cuidados especiais com os eletrônicos. Cubra seus eletrônicos, como notebook e TV, quando não estiverem sendo usados, com capas bem fechadas.

Outra dica importante é manter os eletrônicos sempre limpos. Passe um pano seco pare remover a maresia dos seus equipamentos.

E uma dica importante, é manter o máximo possível as suas coisas ligadas, pois quando o eletrônico (como um PC) está ligado, ele está quente, e assim é mais difícil essa névoa umidecer ele.

Como preservar um computador da maresia?

Se você reside no litoral, de tempos em tempos abra seu computador e limpe-o todo com alcool isopropílico, pois ele é muito eficiente na remoção da maresia. Outras dicas é não colocar o PC no chão, não usar coolers frontais, que joguam ar para dentro, e inserir dentro do gabinete do seu PC alguns saquinhos de silica gel, que ajudam a reter a umidade. 

Embora você possa ler conselhos sobre isso, JAMAIS use o WD-40 (Water Disposal fórmula 40) em um computador. Esse produto foi feito para outros tipos de materiais, como mecânica e material bélico. O risco é de que esse produto reaja com a corrente elétrica e torne-se corrosivo. 

Para uso em aparelhos eletrônicos use o Corrosion X, que foi desenvolvido para proteger os computadores e eletrônicos em geral. Sua fórmula à base de óleo mineral é isolador de eletricidade, e pode ser usado em circuitos eletrônicos, inclusive nas placas de seu PC. Porém, tenha cuidado, que com o passar do tempo, ele pode ficar aderente à poeira, então, limpe e repasse o produto de tempos em tempos.

Outra alternativa eficiente é usar um desumidificador ou ar condicionado no cômodo aonde você mantém seu PC, e abrir o mínimo possível portas e janelas.

 

Com estas dicas em mente, você está pronto para aproveitar sua praia.