Todos nós já usamos um desses. Os CDs e DVDs foram muito famosos em um passado recente. Na verdade, eram a única forma de assistir filmes, ouvir música e assistir à shows.  Os tempos passaram, entramos na era do streaming, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda usam CDs e DVDs. Há ainda os CDs de jogos de videogame, que continuam sendo muito usados. Seja por ser um nostálgico, ou apenas porque tem uma mídia com um filme, gravação própria ou músicas que você não encontra em outro lugar, certamente você quer preservar ao máximo seus discos. Confira abaixo como recuperar um DVD ou CD arranhado.

Muitas vezes, um desastre acontece quando você empresta a um amigo seu DVD favorito, e ele o traz de volta parecendo que usou-o na faxina da casa. Claro, você poderia comprar outra cópia, mas isso custaria a você dinheiro, ou talvez você nem conseguisse outra cópia. Felizmente, existem alguns métodos disponíveis quando se trata de recuperar um DVD ou CD riscado.

Como recuperar um DVD ou CD arranhado

Antes de continuarmos, você deve notar que a melhor maneira de lidar com um disco arranhado é, na verdade, simplesmente substituí-lo na loja onde você o comprou, ou por entrar em contato com o fabricante. Por exemplo, se for um jogo, muitos editores de videogames enviarão uma nova cópia do título em troca da cópia danificada e de uma taxa nominal. 

Você também deve ter em mente que todos os métodos abaixo têm a possibilidade muito clara de danificar ainda mais os seus discos, mesmo quando feitos com cuidado e usando nossas diretrizes. Mas, se você quer arriscar de qualquer forma, as dicas serão dadas!

É possível recuperar um CD Blu-ray arranhado?

É importante observar que esses métodos não funcionarão com discos Blu-ray. Esses discos usam um revestimento mais duro, que é mais difícil de riscar e danificar, o que é bom, mas a desvantagem disso é que, depois de arranhar, o disco Blu-ray normalmente fica inutilizável e precisa ser substituído. 

Pequenos danos podem ser corrigidos com um pano de microfibra, mas a densidade de dados e as camadas impedem que qualquer uma das opções descritas abaixo funcione particularmente bem, ou seja aconselhável para um Blu-ray. Recursos de correção de erros nos melhores players de Blu-ray podem ajudá-los a ignorar os riscos, é claro.

Faça um backup no computador

Também é uma boa idéia fazer backup de seus DVDs, CDs e Blu-rays, copiando os dados para um disco rígido, também conhecido como "ripar". Isso manterá sua música e seus filmes protegidos e assistíveis pelo tempo que você quiser - desde que o seu disco rígido não seja danificado - e se você ainda quiser cópias físicas, você pode simplesmente gravá-las em um novo CD.

Existem todos os tipos de maneiras de danificar um disco, mas é importante identificar a profundidade de um arranhão ou o que causou o mau funcionamento do disco antes de prosseguir. 

O primeiro truque é identificar que o problema é realmente o disco. Isso geralmente é feito tentando reproduzir o disco, ou inserindo outro disco na unidade original que causou problemas.

O que você deve saber antes de começar

Como os arranhões afetam os discos?

Um CD ou DVD é composto de camadas. No topo está uma camada de plástico, com o rótulo impresso na superfície. Os dados são armazenados no disco na forma de 1 e 0. Quando um disco é impresso, um laser queima minúsculos buracos no plástico, de modo que a superfície consiste em vários buracos e superfícies planas chamadas "terras".

Abaixo, há uma camada de alumínio reflexivo. Importante: Quando um CD ou DVD player lê o disco, ele executa um laser ao longo do mesmo. O laser detecta se está correndo sobre um arranhão antes que o alumínio reflita o laser de volta para o player.

Finalmente, a camada inferior do disco é uma camada de policarbonato, que serve para proteger os dados contra danos. Se esta camada protetora for arranhada, o caminho do laser pode ser alterado, dificultando sua capacidade de ler com precisão. Para consertar o disco, é preciso desbastar o risco ou preenchê-lo com uma substância transparente, para que o laser possa se deslocar entre os dados.

Cinco dicas antes de começar

Embora abordemos diferentes métodos de limpeza e recapeamento de seus discos, é importante lembrar algumas regras-chave para economizar uma dor de cabeça durante o processo.

Passo 1:  Lave e seque suas mãos antes de manusear seus discos. É surpreendentemente fácil mexer com os delicados dados impressos na camada de policarbonato do disco, e tanto a gordura quanto o óleo são conhecidos por causar problemas de reprodução, mesmo se o disco não mostrar sinais de danos físicos. Melhor ainda, coloque um par de luvas de látex, se você tiver por perto.

Passo 2: A melhor maneira de limpar seus discos, com qualquer material, é começar no centro do disco e trabalhar para fora em linha reta. Isso permite uma melhor aderência durante a limpeza e evita danos nos dados impressos na camada de policarbonato abaixo. A razão para isso é que os dados correm em espiral ao redor do disco, como em um disco de vinil. Como o disco gira muito rápido, o leitor precisa ser capaz de compensar os bits ausentes dos dados, corrigindo-os automaticamente.

Passo 3:  As unidades de carregamento de bandeja podem ter maior probabilidade de ler um disco danificado ou riscado do que as unidades de carregamento de slot. Se possível, é uma boa ideia usar uma dessas unidades ao tentar salvar um disco, para diminuir o número de variáveis ​​em jogo.

Passo 4:  Dado que a camada de dados codificada na superfície de policarbonato está tão próxima da camada superior do disco, arranhões e amassados ​​na etiqueta podem causar erros de leitura da mesma maneira que uma peça na superfície refletora pode causar erros de leitura. Certifique-se de armazenar todos os seus discos em caixas ou bobinas e manuseie-os pelo anel interno, para evitar danificar os dados.

Passo 5:  A melhor maneira de reparar discos não é arranhá-los, em primeiro lugar. Parece bobo, mas usá-los sempre protegidos por capas pode reduzir significativamente a chance de danificar um jogo de videogame ou um DVD, o que, por sua vez, poupará o trabalho de reparos.

O Mr. Clean Magic Eraser

A idéia é que a espuma atue como um abrasivo, lixando o CD e suavizando a camada externa do disco. Assim, a superfície ficará lisa para ser lida pelo player. Pense nisso como uma espécie de pedra-pomes, que usamos para lixar a pele áspera do calcanhar; Se você esfregar a pedra-pomes vai remover um pouco da pele morta. Mas, se você esfregar com muita força, vai acabar ferindo sua pele. Tenha muito cuidado para não esfregar com muita força o disco, caso contrário poderá danificar a camada de dados.

Máquinas de polir

Uma máquina para polir discos profissional é aconselhada para quem pretende trabalhar no ramo, e fazer o serviço para outras pessoas. Ou até mesmo para quem revende CDs e DVDs usados. Mas apenas nestes casos, porque se você tem poucos ou apenas um CD para polir, vale mais a pena procurar um profissional com esta ferramenta, que cobre um valor unitário. 

Esses dispositivos sofisticados são ótimos para recuperar completamente CDs e DVDs riscados, e são ótimos principalmente para aqueles que precisam recuperar um disco com informações muito importantes. 

Produtos à base de óleo

Se você chegou a este ponto em nosso tutorial, isso provavelmente significa que nenhum outro método funcionou, ou você não teve acesso à eles. Se você conseguir que um único computador leia o disco arranhado, poderá gravar uma cópia substituta, e não terá mais que se preocupar com os arranhões do disco antigo. 

Se o arranhão for muito severo em ambos os dados do disco, ele pode ter danificado permanentemente a camada externa refletora. Neste caso, você poderá extrair mais um uso do disco, substituindo o material por algo comparável, a fim de ler novamente a parte de trabalho do disco.

Você pode usar vários materiais diferentes neste momento, alguns eficazes, e alguns nascidos de boatos e equívocos comuns. Batom, creme dental, pasta de amendoim, graxa de sapatos, limpador de janelas, vaselina, cascas de banana e vários outros materiais são supostamente usados ​​para reparar um disco arranhado.

Mas todos eles têm uma característica em comum: o óleo. Os óleos dessas substâncias ajudarão a preencher algumas das lacunas deixadas pelo risco, mesmo depois de terem sido limpas. 

Calor

Se você não conseguir ...

O fato triste é que, embora cada um dos métodos acima tenha uma chance de funcionar, é bem provável que eles não funcionem. Não há mais nada a fazer a não ser descartá-los no lixo reciclável. 

E você, conhece algum outro método para recuperar CDs e DVDs riscados? Compartilhe com a gente nos comentários.