Meu computador esta desligando ou reiniciando sozinho o que pode ser?

Principais problemas que fazem seu computador reiniciar ou desligar e suas soluções.

Por | @oficinadanet Hardware

Muitas vezes nosso desktop ou notebook começa a reiniciar sozinho, ou até mesmo desligar. Bem, existe um série de causas e problemas possíveis, vou falar um pouco sobre algumas coisas que quem sabe possam te ajudar a resolver este problema. Mas lembro, sempre o melhor a se fazer é procurar uma assistência técnica. Porém caso você seja como eu e é a favor do faça você mesmo, dê uma conferida aqui que vai ser bem útil.

Se seu computador começou a apresentar este problema recentemente e simplesmente do nada, você deve tentar lembrar a última vez que realizou uma limpeza no mesmo, ou até se aconteceu alguma queda ou pico de luz recentemente. Meu computador esta desligando ou reiniciando sozinho o que pode ser?

No caso dos notebooks, serei breve, pois normalmente é mais seguro levar direto em uma assistência técnica, pois eles possuem peças mais sensíveis e uma montagem mais complexa, o que muitas vezes pode aumentar o problema se os cuidados necessários não forem tomados.

Pois bem, se seu notebook apresentou este problema, na maioria das vezes, eles podem estar relacionados a superaquecimento, causado pela falta de pasta térmica ou sujeira, mas também pode ser em virtude das memórias RAM ou até mesmo da fonte de energia. Você pode realizar os testes usando outro carregador, ou se seu notebook possui um compartimento de memória que pode ser acessado sem abrir o notebook, você pode realizar a limpeza das mesmas com uma borracha. Se isso não resolver, a sugestão é levar direto para a assistência técnica. 

Remova os pentes de memória com cuidado e realiza a limpeza com limpa contato ou borracha branca.Remova os pentes de memória com cuidado e realiza a limpeza com limpa contato ou borracha branca.

Nos desktops, os problemas podem ter a mesma origem. Sujeira, pasta térmica, memórias ou fonte. Mas me diz, como essas coisas podem fazer com que o meu PC reinicie. O processador tende a esquentar muito durante seu trabalho e os responsáveis pelo seu resfriamento são o dissipador de calor e o cooler, já a pasta térmica tem a função de condutora, transferindo o calor do processador para o dissipador, e quando a mesma está seca, ela realiza o processo de retenção, o que faz com que o processador esquente ainda mais e para evitar que ele queime e cause danos a placa mãe, a mesma realiza esse desligamento ou reinicia, já a sujeira pode trancar os coolers ou fazer com que o calor seja retido nas peças. No caso da fonte, ela pode causar este problema por não possuir potência suficiente para alimentar os componentes do computador, ou por ter sofrido algum dano elétrico, o que a leva ao desligamento, evitando que demais problemas sejam causados a outros componentes do computador. 

Sujeira pode causar o superaquecimento.Sujeira pode causar o superaquecimento.

Para realizar os testes e começar a tentar solucionar o problema, abra sua CPU e verifique se ela está muito suja. Se sim, este já pode ser o seu problema, realize uma limpeza minuciosa, tomando as precauções devidas, antes de encostar em qualquer componente do computador, descarregue sua eletricidade estática, para isso, toque por alguns instantes qualquer base metálica que estiver fixada ao chão, ou algum aterramento pré pronto. O ideal para realizar a limpeza do computador é com um secador de cabelo que possua a opção de desligar o ar quente, pois o mesmo pode danificar os componentes, ou até mesmo um ventilador potente. Caso não tenha nem um deles a mão, limpe com um pincel anti estática. Feita esta limpeza passe para o próximo passo, remova o cooler e o dissipador de calor e verifique a pasta térmica, se ela estiver seca realize a substituição da mesma. Durante este procedimento é indicado também realizar a limpeza dos pentes de memória, para isso use um limpa contato, ou uma borracha branca. 

Aplique a pasta termina em uma quantia razoável, sem excessos. Pois isso pode fazer com que o processo se inverta.Aplique a pasta termina em uma quantia razoável, sem excessos. Pois isso pode fazer com que o processo se inverta.

Se ainda assim o seu problema não foi resolvido, teste outra fonte, de preferência uma mais potente. Porém caso não obtenha sucesso, recorra a uma assistência técnica.

Mais sobre: pcreiniciando desligando pc
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo