O Gmail, serviço de e-mail da Google, é repleto de funcionalidades que podem tornar seu dia a dia mais eficiente. Existem formas de atuomatizar algumas funionalidades, deixando que o proóprio sistema separe o que for realmente útil para você e resultando numa maior produtividade, ou até evitar erros desnecessários. Se você usa o Gmail diariamente, vai gostar desses cinco truques simples que vão facilitar a sua vida.

1. Gerencie e-mails automaticamente

Aproveite ao máximo os filtros do Gmail para organizar sua caixa de entrada. Você pode configurar filtros para destinar automaticamente e-mails a pastas específicas, marcadores ou até mesmo para o Arquivo. Por exemplo, todos os e-mails com a palavra "orçamento" podem ser automaticamente marcados como "ORÇAMENTO". Isso economiza tempo e mantém seus e-mails organizados.

Para isso, vá em Configurações > Mostrar todas as Configurações > Filtros e endereços bloqueados > Criar um novo filtro. Você pode colocar as palavras-chaves, destinatários, emails com anexo e outras possibilidades.

No exemplo, criamos um filtro com a palavra orçamento
No exemplo, criamos um filtro com a palavra "orçamento"

2. Pesquisas rápidas e precisas

Vai procurar alguma coisa? Você pode usar a barra de pesquisa do Gmail de uma forma muito mais inteligente. Além dos comandos de pesquisa básicos, como "from:" para encontrar e-mails de remetentes específicos, explore comandos avançados, como "larger:" para mensagens com anexos maiores que 4MB ou "newer_than:" para e-mails enviados nos últimos três dias.

Usando o comando from: has: attachment, conseguimos enconrar email especificos que tem anexos, por exemplo.
Usando o comando "from: has: attachment", conseguimos enconrar email especificos que tem anexos, por exemplo.

Alguns exemplos são esses:

  • from: nicolas OR fernanda has: attachment (para encontrar mensagens de Nicolas ou Fernanda que contém anexos);
  • larger: 4M (para encontrar mensagens com pelo menos 4 MB);
  • newer_than: 3d (para encontrar mensagens enviadas nos últimos três dias).

3. Visualize várias caixas de entrada

Acesse até cinco caixas de entrada simultaneamente, cada uma exibindo e-mails de acordo com suas preferências. Por exemplo, tenha uma caixa para e-mails marcados com estrelas, outra para e-mails importantes e assim por diante. Para isso, vá em Configurações > Mostrar todas as Configurações > Caixa de Entrada > Tipo de Caixa de Entrada > selecione Várias caixas de entrada".

Aqui você pode configurar várias caixas de entrada no Gmail
Aqui você pode configurar várias caixas de entrada no Gmail

4. Ative atalhos de teclado para economizar tempo

Com a ideia de aumentar sua produtividade, você pode ativar atalhos de teclado para navegar na caixa de entrada, formatar texto, arquivar e excluir mensagens de forma mais rápida. Para isso, vá em Configurações > Mostrar todas as Configurações > Atalhos do teclado : selecione Atalhos do teclado ativados.

Ative os atalhos do teclado nas configurações do Gmail
Ative os atalhos do teclado nas configurações do Gmail

Depois que ativar os atalhos, você pode ir para a Caixa de entrada usando as teclas g + i, ir para Conversas com estrela (g + s), ir para Mensagens enviadas (g + t), arquivar (e), ignorar conversa (m), denunciar como spam (!), e muito mais.

5. Desfaça envios

Com certeza já aconteceu de você enviar um email e logo depois você perceber que enviou algo errado ou para a pessoa errada. Se quer acabar com essa dor de cabeça, você pode usar a função "Desfazer". Após enviar um e-mail, essa opção aparecerá na parte inferior da tela. Clique nela para cancelar o envio e corrigir qualquer erro antes que o e-mail chegue ao destinatário. Isso pode salvar você de situações embaraçosas. Mas seja rápido, essa opção some em poucos instantes após o envio.

Para cancelar o envio de um email, seja rápido e clique na opção Desfazer antes que ela suma
Para cancelar o envio de um email, seja rápido e clique na opção Desfazer antes que ela suma