Foi confirmado pelo Google que o recurso "em cache" para carregar links nas pesquisas foi removido. A informação foi confirmada no "X" (novo Twitter) pela conta "Google Search Liason" ao responder à dúvida do usuário "Barry Schartz" sobre os links com cache que aparecem nos resultados das pesquisas terem desaparecido.

Recurso chamado em cache é removido do sistema de pesquisa do Google. Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan
Recurso chamado "em cache" é removido do sistema de pesquisa do Google. Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan

A confirmação de que não há mais links suportados pelo recurso "em cache" foi feita por Danny Sullivan do Google através do perfil "Google Search Liason" no X. Ele expressou tristeza e decepção com a decisão, já que a funcionalidade ainda é útil atualmente para jornalistas e especialistas em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca).

O que isso muda na prática?

O recurso "em cache" foi implementado no mecanismo de pesquisas do Google para possibilitar que fosse possível visualizar o conteúdo de um site mesmo que ele não estivesse mais disponível online. A funcionalidade é útil para jornalistas verificarem se o conteúdo de um site havia sido alterado devido a um erro.

Já para aqueles que trabalham com SEO (Otimização de Mecanismos de Busca), o recurso "em cache" do Google era útil para localizar problemas anteriores de um site. Mas no caso do usuário comum, a perda consistiria em não possibilitar o acesso a sites com informações valiosas que acabaram sendo interrompidos por algum motivo.

Segundo Danny Sullivan, uma alternativa a isso seria fazer uma parceria com o Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos criada para preservar arquivos online, incluindo páginas de sites, softwares, filmes, livros, gravações de áudio, entre outros.