A busca por Inteligência Artificial (IA) generativa está se expandindo no mundo e desta vez o Brasil está incluso. Com o Search Generative Experience (SGE), o Google promete entregar resultados mais completos e rápidos. Segundo o Google, as pessoas estão achando a IA generativa útil para perguntas complexas que normalmente não pensariam em pesquisar.

A partir de hoje, o Search Generative Experience (SGE) está disponível para mais de 120 novos países e territórios ao redor do mundo, incluindo México, Brasil, Coreia do Sul, Indonésia, Nigéria, Quênia e África do Sul. Como parte dessa expansão, há quatro novos idiomas para todos que usam o SGE: espanhol, português, coreano e indonésio.

Como usar o Google com Inteligência artificial

Para começar a usar a Search Generative Experience no Brasil, é preciso acessar a página de testes labs.google.com/Search, dentro desta página o Google vai apresentar um exemplo de como vai funcionar a busca com respostas com inteligência artificial. Basta clicar no botão Teste um exemplo, conforme a imagem abaixo:

Teste um exemplo SGE Google
Teste um exemplo SGE Google

Então você será direcionado para uma pesquisa aleatória com a resposta usando SGE, como a imagem abaixo:

Exemplo de busca com SGE no Brasil
Exemplo de busca com SGE no Brasil

Assim que chegar nessa tela existe um botão, faça outra pergunta, ali você pode ficar brincando de perguntar coisas para o Google, conforme fiz um teste perguntando: conhece o site oficinadanet.com.br?

Conhece o site oficinadanet.com.br?
Conhece o site oficinadanet.com.br?

Quando o SGE vai virar padrão?

No primeiro momento a busca está disponível apenas para usuários de Chrome em desktop, nas próximas semanas o sistema estará disponível para usar em celulares com Android ou iOS e claro, pelo app do buscador.