O Google Authenticator finalmente ganhou a capacidade de fazer o backup de suas senhas e informações de segurança. A novidade foi anunciada pelo próprio Google em seu blog de segurança, onde é dito que agora os usuários do programa de autenticação de dois fatores (2FA) foi atualizado e suporte o "backup com segurança de seus códigos únicos" (conhecidos como senhas únicas ou OTPs) através da Conta Google.

Google Authenticator ganha o recurso de backup de dados

Recurso muito requisitado pelos usuários do Google Authenticator é implementado em última atualização do app. Fonte: Google
Recurso muito requisitado pelos usuários do Google Authenticator é implementado em última atualização do app. Fonte: Google

Ao perder o smartphone, ter o celular roubado ou simplesmente trocar de telefone, os usuários do Google Authenticator eram impedidos de recuperar o acesso a diversas contas que eles haviam configurado a autenticação de dois fatores (2FA) utilizando o aplicativo. Por esse motivo, muitos até preferiram utilizar o Microsoft Authenticator, que faz a mesma função e tem a opção de backup de dados, para que seja possível acessá-los em diferentes dispositivos. Porém, felizmente, o Google atendeu as preces de milhares de usuários e resolveu adicionar o recurso tão requisitado na última atualização do Google Authenticator.

O que o Google Authenticator faz?

O principal destaque do Google Authenticator é a utilização do aplicativo como uma maneira de utilização da autenticação de dois fatores (2FA) utilizando códigos de uso único (OTP). Após alguns segundos, a senha gerada pelo app expira e continua mudando sempre, tornando-se assim uma solução mais segura comparado ao acesso através do envio de um código via mensagem SMS no celular. Além disso, ele também é capaz de servir como um gerenciador de senhas, autopreenchendo o usuário e a senha nos sites.