O Chrome 105 foi lançado no dia 30 de agosto de 2022. Nesta versão, o navegador do Google ganhou aprimoramentos para o picture-in-picture no Android, além de ferramentas para que os apps desenvolvidos para plataforma Web pareçam nativos e mais! Confira o que há de novo na nova atualização do navegador Chrome 105!

Antes de começarmos a falar sobre as novidades que chegam ao Chrome 105, é importante lembrar que o navegador está ganhando uma nova atualização em diversas plataformas. Isso inclui celulares e tablets com Android ou iOS, além de Chromebooks e computadores (notebooks e desktops). Veja a seguir o que mudou com esta nova versão do navegador do Google.

Atualização para o Chrome 105 é disponibilizada para Android, Chrome OS e desktop. Fonte: Vitor Valeri
Atualização para o Chrome 105 é disponibilizada para Android, Chrome OS e desktop. Fonte: Vitor Valeri

Chrome 105 para Android: Picture-in-Picture

O Chrome para desktop oferece suporte para vídeos picture-in-picture há um bom tempo. Agora, finalmente a API responsável pelo recurso está chegando ao aplicativo do Chrome para Android com o lançamento da versão 105.

Chrome 105 no Windows: controles para Web Apps

A cada lançamento do Chrome, o Google tem trabalhado para oferecer ao usuário uma experiência o mais próxima possível dos apps nativos ao utilizar os PWAs (progressive web apps), aplicativos desenvolvidos para serem utilizados através de navegadores. No Chrome 97 já era possível colocar elementos na barra superior da janela e agora, com o Chrome 105, isso está sendo aprimorado.

No Chrome 105 os aplicativos para Web podem ter controles personalizados. Isso possibilita que os desenvolvedores consigam criar botões de fechar, minimizar e maximizar, além de qualquer outro controle na parte superior da janela do navegador.

Chrome 105 no Chrome OS: Divisão de janelas estilo Windows 11

O gerenciamento que temos de janelas em Chromebooks não é tão bom quanto nos notebooks com Windows, principalmente se compararmos com máquinas que possuam o Windows 11. Porém, com o lançamento do Chrome 105, ganhamos um recurso experimental que se assemelha a divisão de janelas do Windows 11.

Divisão de janelas estilo Windows 11 no Chrome OS 105. Fonte: Google
Divisão de janelas estilo Windows 11 no Chrome OS 105. Fonte: Google

No momento o novo recurso de janelas do Chrome OS está escondido, mas pode ser ativado. Para isso, basta copiar e colar o seguinte endereço na barra localizada no topo do navegador:

chrome://flags/#partial-split

O que mais há de novo no Chrome 105?

Embora os recursos presentes no Chrome 105 não sejam grandes e chamativos, ainda há muitos pontos interessantes sobre esta nova versão do navegador. As principais são:

  • A nova API de realce personalizado possibilita que sites estilizem coisas como a ferramenta Ctrl + F "Localizar".
  • As consultas de contêiner permitem que os desenvolvedores estilizem elementos de acordo com o tamanho de um elemento de contêiner, o que os torna muito mais responsivos às alterações na página.
  • A pseudo classe: has() especifica um elemento com pelo menos um elemento que corresponde ao seletor relativo passado como argumento.
  • O Fetch Upload Streaming permite que os desenvolvedores da Web façam uma busca com um ReadableStreamcorpo.
  • O Chrome 105 aprimora as sequências de rótulos de tela fornecidas pela API de posicionamento de janelas de várias telas.

Como atualizar o Google Chrome manualmente

Para atualizar manualmente o Chrome, basta seguir os seguintes passos:

Passo 01: Acesse o menu do navegador em cima no canto direito clicando no símbolo de três pontos na vertical.

Passo 02: Passe a seta do mouse por cima da opção "Ajuda".

Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Como atualizar o navegador para o Chrome 105. Fonte: Vitor Valeri
Como atualizar o navegador para o Chrome 105. Fonte: Vitor Valeri