Ontem, terça-feira (18) teve início o chamado 'Google I/O', evento em que a gigante de Mountain View apresenta seus principais projetos para o ano, além de revelar alguns detalhes sobre o Android, sistema operacional da empresa que é atualizado anualmente para uma versão mais atual e com novas funcionalidades. Durante a conferência a empresa também revelou a chegada de novos recursos no Fotos, aplicativo de armazenamento de imagens e vídeos na Nuvem do Google e que conta com milhares de usuários.

Para os próximos updates é esperado que o serviço receba novas medidas de segurança a fim de garantir a privacidade dos usuários e ganhe também maior integrção com IA, dessa forma permitindo criar GIFs a partir de imagens duplicadas.

Fotos animadas

Uma das funções que chegará ao Google Fotos em breve é a possibilidade de animar imagens estáticas, ou seja, a partir de uma fotografia será possível criar algumas animações simples, como sorriso, movimento do rosto ou braços, por exemplo. Não será possível selecionar qual área será animada, tudo será feito automaticamente utilizando a Inteligência Artificial (IA) do aplicativo combinando duas imagens duplicadas tiradas quase que ao mesmo tempo.

A função está sendo chamada de 'momentos cinematográficos' e estará disponível tanto para Android quanto iOS, embora ainda não haja uma data de quando o recurso chegará oficialmente para os usuários. Como de costume, é esperado que o Google libere primeiramente para as pessoas inscritas no programa de testadores beta do Fotos.

Imagens animadas no Fotos: (Vídeo: Reprodução/The Verge).

Pasta segura e bloqueio de memórias

Essa função é aguardada há anos pelos usuários do Google Fotos, que apesar de ser um serviço moderno e completo ainda não disponibiliza um recurso básico: bloqueio de pastas com senha. Utilizando aplicativos de terceiros ou funções nativas no próprio sistema é possível restringir o acesso ao Fotos, porém dentro do app não é possível criar um cofre para armazenar as mídias com segurança.

O cofre deve chegar nas próximas atualizações do Google Fotos, porém ainda não há uma previsão. Outra funcionalidade que será implementada é o 'bloqueio de memórias', sendo permitido cadastrar algumas pessoas ou datas especifícas para que o aplicativo bloqueie. A IA do Google Fotos recebeu diversas melhorias nos últimos anos e atualmente é capaz de distinguir rostos, animais ou paisagens, dessa forma o bloqueio de memórias será usado com eficiência baseado no conteúdo já conhecido pela Inteligência Artificial.

Fonte (1,2)