Recentemente o Google anunciou que pretende substituir o aplicativo Google Drive em sua versão para Windows 10 para uma versão unificada. O novo app será baseado no Drive File Stream, desenvolvido para usuários corporativos do Google Suite.

É provável que a nova versão do Drive para desktop, devido ao aumento de pessoas em home office, terá diversas funcionalidades como backup de fotos para o Google fotos automaticamente, além de permitir que o usuário faça login com sua conta Google de consumidor ou empresa.

O Google diz em seu anúncio:

"Estamos planejando unificar nossos clientes de sincronização e oferecer a todos os nossos clientes os melhores e mais usados recursos do Drive File Stream e do Backup e sincronização. Isso criará um cliente de sincronização poderoso e unificado para qualquer pessoa que use o Drive, seja para fins comerciais ou pessoais.

Estamos trazendo recursos do Backup e sincronização para o Google Drive para Desktop para criar uma experiência do usuário mais simples. Os novos recursos do Google Drive para Desktop incluem a sincronização de pastas como Documentos ou Desktop ou armazenamento do Drive, upload de dispositivos USB, upload de fotos e vídeos para o Google Fotos ou Google Drive e suporte para várias contas ."

Tabela com as diferenças entre os aplicativos da Google.
Tabela com as diferenças entre os aplicativos da Google.

A única funcionalidade que parece estar sendo perdida é o upload seletivo de pastas e tipos de arquivos.

Disponibilidade e lançamento

O aplicativo "Drive for desktop" deverá ser disponibilizado para usuários corporativos no final de 2021 e, logo em seguida, para consumidores que utilizam o app Google Backup and Sync.