Na noite desta quinta-feira (11), alguns dos principais serviços da Google passaram a apresentar falhas e instabilidade durante sua execução. As principais plataformas afetadas foram o YouTube e Gmail, que ficaram fora do ar durante alguns minutos e tiveram suas funcionalidades interrompidas.

Segundo o relatório disponibilizado pelo site DownDetector, responsável por coletar o feedback dos usuários de vários aplicativos e serviços, o problema teve início a partir das 21h, horário de Brasília, com pico máximo de reclamações às 22h desta noite.

Nova queda: Dia 14 de dezembro o Google caiu novamente.

YouTube

De acordo com os os dados informados, a maior parte da instabilidade no YouTube está na reprodução dos vídeos, impedindo que os usuários tenham acesso ao conteúdo do streaming, tanto no aplicativo comum quanto na versão kids. O problema também foi identificado no YouTube Studio, versão para gerencialmento do canal.

A instabilidade afeta principalmente a região leste dos Estados Unidos e parte da América Latina, em especial no Brasil, Argentina e Peru.

Mapa de falhas por continente. Foto: Reprodução/DownDetector.
Mapa de falhas por continente. Foto: Reprodução/DownDetector.

Houve mais de 27 mil notificações de problemas na plataforma. Veja:

Reclamações dos usuários. Foto: Reprodução.
Reclamações dos usuários. Foto: Reprodução.

PRINCIPAIS PROBLEMAS:

  1. Reprodução de vídeos (67%);
  2. Site (21%);
  3. Falha geral (10%).

Leia também:

Gmail

A instabilidade também afetou o Gmail, impedindo que os usuários efetuassem login no aplicativo e na versão web do e-mail da Google. Também foi identificado problemas de sincronização com os servidores da empresa, com isso impossibilitando o envio ou recebimento de novas mensagens eletrônicas.

Assim como no YouTube, a maior parte do problema está localizado na América do Norte, Europa e alguns casos no Brasil, afetando também países vizinhos.

Principais países com instabilidade no Gmail. Foto: Reprodução/DownDetector.
Principais países com instabilidade no Gmail. Foto: Reprodução/DownDetector.

Outros serviços

A Play Store e o Google Meet também passaram por instabilidade nesta quinta-feira, com isso identificando um problema geral nos servidores da empresa. A Google ainda não se pronunciou sobre a falha geral em seus serviços.

Até a publicação deste artigo o YouTube e Gmail ainda não voltaram ao funcionamento normal. Espera-se que a instabilidade seja consertada ainda hoje.