A maior empresa de buscas, o Google, alertou que alguns smartphones com Android podem fazer a atualização para o horário de verão de forma automática á meia noite deste domingo, 1º de novembro.

Segundo a empresa, essa possibilidade é maior para os aparelhos com versões anteriores do Android 10, já que elas podem não ter informações suficientes para evitar que essa atualização ocorra normalmente para o horário de verão conforme já era previsto, mas que foi revogado no ano passado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Alguns usuários relataram que há duas semanas os seus aparelhos também adiantaram o relógio. Isso acontece porque, até 2017, o horário de verão sempre começou no mês de outubro. Em 2018, porém, ele começou no primeiro domingo de novembro, e esta foi a última vez que foi adotado.

A empresa ainda relatou o motivo dessa falha. Segundo eles, os smartphones utilizam dados do IANA, a Autoridade para Atribuição de Números de Internet, para manter as atualizações do relógio da forma correta. O que acontece, porém, é que nem todos os aparelhos mantém a sincronização com o IANA, e isso pode resultar na mudança de horário de forma automática.

Como corrigir?

  1. Toque no ícone "Configurar";
  2. Procure a opção "Sistema" (caso não encontre pule para o passo 3)
  3. Toque na opção "Data e hora";
  4. Desmarque a opção "Data e hora automáticas";
  5. Configure manualmente a hora correta, se necessário.

Os aparelhos que não fizerem a alteração do horário de forma automática indicam que já foram configurados pelos fabricantes, ou estão seguindo as regras encaminhadas pelas operadoras de telefonia.