O Google não para, agora a empresa está testando o acesso por proximidade em suas telas inteligentes, Google Nest Hub, a ideia é fazer o dispositivo "acordar" quando há alguém por perto. Definitivamente esse não é um recurso que serviria para substituir o "OK Google" visto que na maioria das vezes que utilizamos o comando de voz, solicitamos uma ação em seguida.

Em vez disso, o recurso de codinome "Blue Steel" poderia permitir que o dispositivo simplesmente identificasse a presença do usuário e ouvisse os comandos de forma proativa. Se eu concordasse com isso, estaria em um primeiro momento abrindo mão de toda a minha privacidade e segurança. Afinal de contas se eu somente passo pelo dispositivo e estou em uma ligação, o dispositivo idenditicaria minha presença, porém tudo que eu falasse seria captado. Sentiu o problema?

OK Google para que? Para sua segurança!

A funcionalidade foi mostrada em um vídeo postado no YouTube por Jan Boromeusz, o vídeo mostra além dos recursos citados aqui, também o modo escuro do Nest Hub antes de seu anúncio oficial.

No vídeo, Boromeusz solicita uma série de informações, tudo sem pronunciar as palavras que serviriam para ativação, "OK Google". Seu display inteligente Nest Hub Max está rodando firmware interno vazado para teste no Google e não está claro se a empresa tem planos de lançar a funcionalidade publicamente.

A especulação é que o Nest Hub Max está usando seu sensor de ultrassom existente para identificar a presença de uma pessoa e começar a ouvir. No momento, o display inteligente usa isso simplesmente para ajustar as informações que mostra. No entanto, no futuro, essa mesma tecnologia pode permitir que ele ouça comandos de voz quando souber que você está por perto.

Outras fontes especulam que também poderia usar o recurso Face Match da câmera para ter uma ideia melhor de quem está falando. Boromeusz mostra uma opção para ligar e desligar o Blue Steel no menu de configurações do display inteligente e essa é a informação mais importante, ter a opção de desligar o recurso e, mais importante ainda, seria que o recurso se oficializado, chegue desativado por padrão.

Dito isso, "Blue Steel" pode ser um recurso opcional útil para alguns, garante acesso rápido às informações solicitadas sem ter que dizer repetidamente "Ei Google" ou "Ok Google" antes de cada comando de voz o que pode se tornar irritante. Por outro lado, uma vez ativo, o usuário deve estar ciente de que o assistente poderá ouvir mais do que é necessário.