O Google está adicionando um novo recurso "hum para pesquisar" em suas ferramentas de pesquisa hoje que permitirá que você murmure (ou assobie, ou cante) a música irritante que está presa em sua cabeça e, em seguida, use técnicas de aprendizado de máquina para tentar identificá-la.

O novo recurso está disponível hoje no Google app para iOS e Android, ou no Google Assistente - basta perguntar ao Google "Qual é a música" ou tocar no botão "pesquisar uma música" recém-adicionado e, em seguida, cantarolar. O Google então mostrará os resultados com base na probabilidade de correspondência que ele pensa que é, após o que você poderá tocar nos resultados para ouvi-los (como faria com qualquer outra música que procurasse na pesquisa do Google).

O Google diz que o recurso funciona usando seus modelos de aprendizado de máquina para "transformar o áudio em uma sequência baseada em números que representa a melodia da música", que pode então comparar com as músicas existentes. A empresa diz que treina esses modelos em "uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assobiando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio", retirando coisas como instrumentos e qualidade vocal para focar apenas nessa sequência numérica. Conseqüentemente, o recurso de zumbido para pesquisar deve funcionar independentemente de você não ter som ou ter um tom perfeito.

O novo recurso hum para pesquisar está disponível hoje em inglês no iOS e em mais de 20 idiomas no Android, com planos para adicionar mais no futuro. Assim, fica muito mais fácil de resolver aquela inquietação de não conseguir lembrar o nome de uma música.