O novo recurso “hum para pesquisar” do Google ajuda a encontrar músicas que não se lembra o nome

O Google desenvolveu uma ferramente feita para ajudar naquelas horas em que não conseguimos lembrar o nome de uma música, mas sabemos cantarolar.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Google está adicionando um novo recurso "hum para pesquisar" em suas ferramentas de pesquisa hoje que permitirá que você murmure (ou assobie, ou cante) a música irritante que está presa em sua cabeça e, em seguida, use técnicas de aprendizado de máquina para tentar identificá-la.

O novo recurso está disponível hoje no Google app para iOS e Android, ou no Google Assistente - basta perguntar ao Google "Qual é a música" ou tocar no botão "pesquisar uma música" recém-adicionado e, em seguida, cantarolar. O Google então mostrará os resultados com base na probabilidade de correspondência que ele pensa que é, após o que você poderá tocar nos resultados para ouvi-los (como faria com qualquer outra música que procurasse na pesquisa do Google).

O Google diz que o recurso funciona usando seus modelos de aprendizado de máquina para "transformar o áudio em uma sequência baseada em números que representa a melodia da música", que pode então comparar com as músicas existentes. A empresa diz que treina esses modelos em "uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assobiando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio", retirando coisas como instrumentos e qualidade vocal para focar apenas nessa sequência numérica. Conseqüentemente, o recurso de zumbido para pesquisar deve funcionar independentemente de você não ter som ou ter um tom perfeito.

O novo recurso hum para pesquisar está disponível hoje em inglês no iOS e em mais de 20 idiomas no Android, com planos para adicionar mais no futuro. Assim, fica muito mais fácil de resolver aquela inquietação de não conseguir lembrar o nome de uma música.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

Google Glass adiciona Meet para supervisores auxiliarem funcionários no que está sendo feito
Tecnologia

Google Glass adiciona Meet para supervisores auxiliarem funcionários no que está sendo feito

Google anuncia nova funcionalidade para Google Glass que permite o acompanhamento de supervisores na tarefa realizada por funcionários.

Google Maps indicará o quão ocupado um lugar está diretamente no mapa
Tecnologia

Google Maps indicará o quão ocupado um lugar está diretamente no mapa

Google anuncia durante evento que Maps irá indicar em breve o quão ocupado um lugar está diretamente no mapa. Confira os detalhes!

Google conclui o desligamento mundial da Play Music Store em sua loja de apps
Tecnologia

Google conclui o desligamento mundial da Play Music Store em sua loja de apps

Google retira mundialmente a Play Music Store de sua loja de aplicativos. Veja como será o processamento do desligamento completo do app Play Music.