A atualização atual visa melhorias de estabilidade, correções de bugs e otimizações de aplicativos pelos desenvolvedores, visto que estamos praticamente para receber a versão final do sistema.

O sistema já havia atingido sua fase de estabilidade com a chegada do segundo beta. O Android 11 Beta 3 já permite que os aplicativos segmentem a nova API 30, que inclui os principais recursos para estrear com a nova versão do robô através do Android Studio, incluindo bolhas de notificação, melhor integração doméstica e muito mais.

Para os usuários, não há grandes acréscimos, o único a ser anunciado é uma revisão do uso dos recursos de localização por aplicativos que fazem uso da API de Notificações de Exposição, desenvolvida em parceria entre a Apple e o Google, para acompanhar o progresso do COVID-19.

Agora, o uso do recurso não exigirá que os recursos de localização sejam ativados, especificamente em aplicativos destinados a rastrear a doença, dependendo apenas do Bluetooth.

Isso resolve parte dos problemas relacionados à privacidade, com o Google garantido que não será possível inferir a localização dessa maneira. Infelizmente, a novidade acaba sendo bastante restrita, considerando que a adoção para o Android 11 ainda deve ser bastante lenta.

A atualização está sendo disponibilizada gradualmente aos usuários da família Pixel via OTA (Over the Air), com as imagens do sistema já presentes no site do Google.

Vale lembrar, no entanto, que a instalação não é recomendada no seu dispositivo principal, pois o sistema ainda segue em beta. Agora é aguardar a distribuição da versão final do Android 11 e, aguardar ainda mais os fabricantes implementarem o sistema em seus dispositivos.