Com o Google One, a Google trouxe planos pagos para suporte premium, armazenamento expandido (até 100 GB), compartilhamento de família e backup automático de seus dispositivos Android.

Mas agora, o Google está disponibilizando gratuitamente o backup automático de dados de smartphone para todos, inclusive para usuários do iPhone.

Você não precisará utilizar o plano pago do Google One para aproveitar o backup de dados de seu smartphone, na realidade você não precisa nem ter um smartphone com Android.

No iPhone, por exemplo, você pode fazer o download do aplicativo Google One para iOS e fazer backup de suas fotos, vídeos, contatos e eventos de calendário com o Google, embora não seja automático (pelo menos ainda não) para os usuários do iPhone.

Google One faz backup gratuito de dados para todos, mesmo no plano gratuito.
Google One faz backup gratuito de dados para todos, mesmo no plano gratuito.

No Android, o aplicativo Google One permitirá que você armazene seu backup em nuvem automaticamente, de forma gratuita. O Google One pega os dados de backup padrão do Android (textos, contatos e aplicativos) e adiciona fotos, vídeos e mensagens MMS de qualidade original.

Quer você esteja no iPhone ou no Android, a única limitação é o seu Google Storage por padrão possui 15GB de espaço gratuito.

Além do backup automático, o Google está introduzindo o Storage Manager e liberando esse recurso também. O Gerenciador de armazenamento mostrará quanto espaço você está usando no Drive, Gmail e Fotos e verá exatamente o que está ocupando tanto espaço.

Se você precisar liberar espaço, o Storage Manager também ajudará. Naturalmente, se você precisar de mais armazenamento na nuvem, sempre poderá atualizar o serviço para uma conta paga do Google One.

O plano mais baixo é o de US$2 (R$6,99) por mês. O aplicativo Google One já está disponível no Android e chegará ao iOS em breve.