Durante evento realizado ontem, o presidente da Jio, Mukesh Ambani, anunciou um acordo comercial para desenvolver um smartphone Android básico, o JioPhone.

Ambani disse que a parceria visa a construção de um sistema operacional para smartphone com engenharia de valor. Por meio dessa parceria, ele disse que a missão nacional de oferecer a cada indiano um smartphone será alcançada.

Embora as informações exatas sobre o dispositivo ainda não sejam conhecidas, a Jio deverá lançar dispositivos 4G e 5G mais acessíveis em breve.

Além disso, informações internas trouxeram a tona um misterioso smartphone da Reliance, codinome RC545L, que já recebeu a certificação da FCC. No entanto, não temos certeza se este é o dispositivo esperado na Índia.

Isso ocorre na esteira do Fundo de Digitalização de US$10 bilhões que o Google havia prometido alguns dias atrás. A empresa planeja acelerar a economia digital da Índia nos próximos cinco anos.

O Google, em seu blog, descreveu o smartphone como um dispositivo básico, com otimizações para Android e Play Store.

O último celular da Jio era um celular comum e trazia o KaiOS. Embora a semelhança seja baseada no Linux, o KaiOS modificado para FirefoxOS depende muito de aplicativos baseados na Web. É um sistema operacional de celular com recursos que vem pronto para uso e pronto para as necessidades básicas.

Portanto, com a parceria, a Jio espera obter um smartphone básico com um sistema operacional bem estabelecido em todos os cantos da Índia. Embora os detalhes não tenham sido revelados, pode ser uma versão aprimorada do projeto Android Go do Google. Mas teremos que esperar um pouco mais para confirmar tais informações.

O CEO do Google, Sundar Pichai, disse:

"Nossa colaboração se concentrará em aumentar o acesso de centenas de milhões de indianos que atualmente não possuem um smartphone, melhorando a experiência móvel para todos"

Com os novos smartphones, os usuários poderão acessar a Google Play Store e usar aplicativos básicos como Gmail, Google Maps, Hangouts, entre outros.

Ambani acrescentou que queria que o país ganhasse "2G Mukt" em breve. Isso significa livrar-se da rede antiga e oferecer smartphones 4G e 5G mais acessíveis. A empresa também anunciou que está se preparando para uma rede 5G doméstica que será desenvolvida internamente pela Jio.