Recentemente o pessoal do 9to5google, descompilou a versão mais recente do GBoard disponível na Google Play Store.

Ao verificar o código presente no arquivo do aplicativo, foram identificados trechos que mostram possíveis recursos que chegarão para os usuários do teclado do Google.

Vale ressaltar que o Google pode ou não trazer esse recurso para todos. A simples existência do código não quer dizer que versões futuras trarão os recursos.

Em abril, o GBoard estava na versão 9.3, e trazia possibilidade de personalização do teclado através dos temas presentes no aplicativo, além de alterar o design das teclas trazendo a possibilidade de "ligar" a bordas das teclas, que aparecem no formato de quadrados com cantos arredondados.

Tema Escuro Automático

Atualmente o GBoard está na versão 9.5, que traz ainda mais personalizações para o teclado do Google, mas é no Gboard 9.6 que foi descompilado, que revela o tema "Default Dark" com fundo preto, teclas mais escuras que traz o design inverso ao "Default Light".

A diferença entre a versão 9.5 e a 9.6 de fato é a presença da opção "System Auto" que faz com que o tema do teclado acompanhe o tema do sistema, ou seja, se você está utilizando o tema escuro no sistema, automaticamente o teclado exibirá também o tema escuro.

Google Lens

Além da alternância entre os temas de acordo com o sistema, o GBoard está testando um atalho rápido para iniciar o Google Lens, que deve ser renovado.

Não há nenhuma indicação sobre recursos adicionais, somente a opção de abertura do aplicativo "Google Lens".

Como atualizar o GBoard?

Você pode se inscrever no programa beta do GBoard aqui. A versão beta mais recente do Gboard com ou sem atualização pode ser atualizada através do link acima.