O Google recentemente removeu da Play Store um aplicativo criado com o objetivo de encontrar e remover aplicativos chineses dos smartphones dos usuários.

O "Remove Chinese Apps", com sede na Índia, foi suspenso por violar a Política de uso de aplicativos do Google, que, em parte, proíbe aplicativos que "induzam os usuários a remover ou desativar aplicativos de terceiros".

O OneTouch AppLabs, criador do "Remove China Apps", twittou sobre a suspensão do Google Play na última terça-feira.

Como você pode ver, ao avisar sobre a remoção do aplicativo da Play Store, o desenvolvedor ainda ainda dá uma dica:

"É fácil encontrar a origem de qualquer aplicativo pesquisando no google digitando <Nome do aplicativo> país de origem. Fique ligado!! Fique seguro!!"

Um representante do Google apontou para a Política de comportamento fraudulento da empresa, que não permite aplicativos que alteram as configurações ou os recursos do dispositivo de um usuário fora do aplicativo sem seu conhecimento e consentimento.

A medida ocorre em um momento de crescente sentimento contra a China na Índia e de tensões crescentes sobre uma disputa de fronteira no Himalaia. Muitas celebridades indianas também recentemente apoiaram a exclusão de aplicativos chineses, incluindo o TikTok.

Antes de ser suspenso, o "Remove Chinese Apps" teve mais de 5 milhões de downloads desde o final de maio.

O aplicativo quando aberto, examinava os smartphones em busca de aplicativos chineses e dava aos usuários a opção de removê-los. Depois que todos os aplicativos chineses eram removidos, o aplicativo considerava o smartphone limpo e a seguinte mensagem era exibida...

Tela final do dispositivo Android após ser limpo
Tela final do dispositivo Android após ser "limpo".

"Parabéns. Você é incrível, nenhum aplicativo da China foi encontrado".

Definitivamente estamos passando por tempos difíceis no mundo. Um momento em que deveríamos estar mais unidos, mas muitos parecem preferir cada vez mais estimular a separação.