O Google Duo é um dos aplicativos mais simples para fazer chamadas de vídeo com amigos e familiares, contudo é limitado pelo fato de geralmente exigir um número de telefone para ser usado.

Geralmente os usuários não curtem enviar seus números particulares para todos.

Parece que a Google entendeu isso e em breve permitirá que as chamadas de vídeo sejam realizadas através de suas contas de e-mail vinculadas, graças a uma alteração oculta no aplicativo Duo detectada pela desenvolvedora Jane Manchun Wong.

Não está claro se este recurso substituirá a exigência do número de telefone ou se o mesmo poderá ser oculto para alguns através de configurações que passem a exibir o e-mail ou invés do número.

O fato é que seja pelo seu smartphone ou até mesmo pelo PC acessando o endereço duo.google.com por hora é possível localizar os demais usuários somente pelo número de celular.

O Google jáa havia permitido fazer chamadas na Web com apenas uma conta de e-mail em janeiro. Voltamos ao fato de que a Google segue parecendo perdida em trazer mais de uma opção para a mesma tarefa.

Considerando o aumento no uso do Google Duo após a pandemia do novo coronavírus, é de fato bem mais simples realizar chamadas de vídeo utilizando aplicativos simples e vinculados a números de celulares, afinal de contas, isso é meio que um padrão para usuários de iPhone por exemplo que utilizam o FaceTime a todo momento para fazer com outros usuários Apple.

A ideia inicial do Google sempre foi competir e tornar o Duo uma opção Android com as mesmas funções. O problema é que o whatsapp já faz a mesma coisa já há algum tempo e ao contrário do que se pensa, o Google Duo que na minha opinião deveria ser padrão para tais ligações tornou-se totalmente dispensável.

Esse problema foi causado pela própria empresa. E, nessa altura, não vejo a possibilidade de seu uso aumentar somente com pelo fato de que em algum momento próximo, as chamadas de vídeo possam ser realizadas através de nossas contas de e-mail do Google (GMail).

O Google recentemente aumentou o número de pessoas que poderiam estar em uma ligação ao mesmo tempo e melhorou significativamente a qualidade do vídeo para pessoas com baixa largura de banda.

E também prometeu em breve liberar o uso do meet.google.com gratuitamente para todos. Isso por sí só, já garante uma belíssima confusão na cabeça das pessoas.

O Zoom Meetings segue com problemas de segurança e privacidade, o HouseParty também não é seguro, quem tem produtos Apple, utilizam o FaceTime ou outras soluções.

O Google parece que briga internamente, libera o uso gratuito do Google Meet e passa a permitir o uso do Google Duo através de contas de e-mail.

Pra simplificar, a partir de agora eu vou seguir indicando Jitsi Meet, que não tem limitações, possui segurança e protege sua privacidade e, acima de tudo, permite que você utilize o serviço até mesmo sem cadastro algum. Você pode saber mais sobre ele aqui mesmo.