Com o embargo comercial limitando todo tipo de parceria comercial com a Huawei, muitas empresas vem perdendo receita e, quando pensávamos que só pequenas e médias empresas sofriam com tal fato, vem a Google e solicita licença para retormar negociações com a gigante chinesa.

Já faz um tempo que o governo americano vem liberando tais licenças para que empresas retomem seus negócios com a Huawei. Agora, depois da Microsoft ter feito isso, vemos a Google também solicitar a licença para reestabelecer sua parceria.

Depois da Microsoft ter solicitado a licença e recebido o aval do Departamento de comércio americano, vimos no último dia 24 de fevereiro a Huawei lançar notebooks com Windows 10.

A grande questão é, o governo dos EUA concederá a licença? Agora, apenas porque o Google solicitou esta licença, não significa que o governo apenas concederá a licença a eles. O pedido pode ser negado por algum motivo ou outro. Portanto, ainda não é nada certo.

No entanto, se esta licença for aprovada, a Huawei poderá trabalhar com o Google novamente. E isso significa que seus smartphones poderão usar os serviços do Google mais uma vez.

Como esse é o maior problema com seus smartphones mais recentes, como o HONOR View30 Pro, já que não possui serviços do Google, muita gente fora no mercado oriental não se interessam pelos dispositivos (apesar de já termos visto que com apenas um aplicativo e dois toques na tela os serviços Google voltam a funcionar).

Acredito que o ponto mais importante neste momento é termos uma visão mais ampla do que realmente acontece. O que esse pedido significa para a Huawei e para a Google?

É simples, vemos que tal pedido de licença feito pela Google demonstra que a empresa americana precisa muito mais da Huawei do que o contrário. Vimos neste último ano a Huawei sob embargo comercial, passar a Apple em números de smartphones vendidos mundialmente e ainda fincar sua bandeira de maior empresa do segmento quando falamos de tecnologia e infra estrutura 5G.

Afinal de contas o mercado chinês segue comprando seus dispositivos sem problema algum. Portanto, a Huawei não precisa realmente dos EUA ou do Ocidente. A Huawei está entre os cinco maiores fabricantes de smartphones do mundo e, dependendo da região analisada a empresa aparece até na frente da Samsung.

Isso significa que a Huawei não pode, nem deve ser ignorada e a Google sabe disso. Não ter seus serviços incluídos nos smartphones da gigante chinesa, pode agora não estar causando prejuízos mas certamente não está dando lucro.

Portanto, duas coisas estão claras, a Google precisa da Huawei e, Huawei provavelmente ficaria bem sem a Google. Especialmente agora fortalecendo o Huawei Mobile Services e sua loja própria de aplicativos.

Mas veremos em breve o que o governo americano decidirá sobre o pedido e se a Google retomará sua parceria com a Huawei.