O Android evoluiu bastante desde sua primeira versão lançada em 2008, algo totalmente esperado. No entanto, ainda existem certas limitações no sistema operacional móvel do Google que persistem há alguns anos, e uma delas não permite gravar vídeos com tamanho superior a 4GB.

Isso mesmo, por mais que os smartphones atuais entreguem armazenamento de sobra, não é possível ultrapassar essa "barreira", independentemente da marca ou modelo. Felizmente, parece que essa limitação será excluída no Android 11, próxima grande versão do sistema.

Atualmente, quando a gravação atinge o limite de 4GB, o Android não pausa a filmagem, mas por outro lado cria automaticamente diversos arquivos do mesmo tamanho, dependendo do tempo da gravação. Isso significa que a galeria do aparelho fica repleta de vários vídeos em vez de apenas um, algo que certamente não é benéfico para os usuários.

O Google inseriu essa limitação em 2014, uma época em que gravações em 4K começaram a aparecer nos smartphones. Portanto, fazia sentido limitar o tamanho do arquivo, afinal, os modelos oferecidos tinham uma quantidade de armazenamento menor e quase todos filmavam em apenas Full HD.

No entanto, levando em consideração o cenário atual, fica bem claro que isso trata-se de uma grande desvantagem que deveria ter sido removida há alguns anos, dado que até mesmo os smartphones mais básicos conseguem filmar em 4K, uma resolução que naturalmente gera arquivos gigantescos.

Essa alteração foi identificada pelos desenvolvedores do XDA Developers, que conseguiram armazenar um vídeo de 32GB sem nenhum problema. De qualquer forma, se o Google resolver eliminar essa "barreira", veremos a novidade no Android 11 beta, que provavelmente será lançado em março de 2020.

Via