Quando vamos verificar um número em um aplicativo como Telegram ou WhatsApp, por exemplo, geralmente precisamos aguardar alguns minutos para que um SMS seja enviado ao celular, liberando então o acesso. No entanto, diversos usuários estão relatando o processo inverso: o Google começou a enviar SMS para seus aparelhos.

A maioria dos casos relatados aconteceu na Índia, mas também existem pessoas comentando sobre o recebimento na Europa e nos Estados Unidos. A mensagem enviada pela empresa inclui um código estranho, um link para uma página da web e o seguinte texto: "O Google está verificando novamente o telefone deste dispositivo".

Embora esse processo de verificação seja estranho, o Google diz que o mesmo é "normal" e de rotina. Em sua página de suporte a empresa menciona que: "Ao configurar uma conta do Google no Android, você pode inserir seu número de telefone. Se o fizer, verificaremos se o número ainda é seu".

Muitos usuários classificaram essa maneira de verificação um pouco agressiva e, potencialmente, ela pode gerar custos adicionais para aqueles que a recebem. Além disso, pessoas que foram "afetadas" pela verificação começaram a se perguntar até que ponto o Google pode enviar esse tipo de SMS sem alertar nada aos seus clientes, dado que várias dessas mensagens chegaram nos aparelhos de madrugada ou de manhã cedo, período em que alguns usuários não estavam usando o celular.

De qualquer forma, para garantir que o Google não enviará mensagens para seu aparelho, basta desativar a permissão de SMS em todos os aplicativos da empresa.

Via