Um dos melhores recursos do Android é a capacidade de baixar e instalar aplicativos via apk , fora da Google Play.

Isso significa que, se você não encontrar o aplicativo desejado na Google Play Store ou instalar um aplicativo que, por qualquer motivo, tenha falhado no processo de revisão do Google, você sempre poderá baixar o APK diretamente do site do desenvolvedor ou de outros sites que mantém repositórios fora da loja oficial da Google.

Tudo indica que o Google deva passar a fazer isso em breve, o pessoal do 9to5Google descompilou a versão mais recente do APK da Play Store e encontrou evidências de que o Programa de Proteção Avançada do Google poderia em breve impedir que os usuários instalassem aplicativos "por fora" da loja oficial.

Fonte: 9to5google.com
Fonte: 9to5google.com

Mas calma, sistema aberto, mil possibilidades e, uma delas é, com base no que foi encontrado no código do APK, indica que esse será um recurso opcional, você precisará concordar, para impedir a instalação de aplicativos e jogos através de sites e downloads de terceiros.

Aí vem o questionamento, mas porque então criar tal bloqueio? Bom, é simples, aplicativos vindos apenas de um lugar, nos traz mais segurança e também impede que alguém instale um aplicativo de maneira indesejada pelo dono do dispositivo.

Isso significa que, se você ainda deseja seguir utilizando aplicativos e jogos baixados de outros locais não oficiais, você poderá fazer isso. Basta não ativar o serviço.

Enfim, vale observar que esse recurso está sujeito a alterações, pois ainda não foram lançados, por isso, talvez a versão final possa ser diferente do aplicativo descompilado pelo pessoal do 9to5Google.